TJBA adota coleta seletiva e apoia reciclagem

Publicado por: Editor Feed News
04/04/2017 11:42:56
Exibições: 417

O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia, em parceria com o Programa Recicle Já Bahia, da Secretaria de Administração, promoveu na quinta-feira (23) a primeira coleta de resíduos recicláveis, do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário da Bahia (Ecoplan).

Foram entregues milhares de copos descartados à Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec). Os vasilhames, de água mineral de 200ml, e recolhidos nas salas dos prédios do Tribunal e Anexo, estavam acondicionados em dois big-bags, grandes embalagens em Polipropileno de alta resistência.

 

A ação simbólica contou com a desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça, do diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura, e da coordenadora do Programa de Coleta Seletiva em Órgãos Públicos, da Secretaria de Administração, Vanuza Gazar dos Reis.

 

A desembargadora informou que a coleta seletiva vai prosseguir, “dentro da política da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, de contribuir de forma efetiva para uma mudança de cultura institucional”.

 

Segundo Vanuza Gazar dos Reis, a Caec, criada em 2003 por ex-badameiros oriundos do lixão de Canabrava, possui 54 cooperados, na sua maioria mulheres, e é parceira do Programa Recicle Já Bahia desde junho de 2005. “Eles recolhem o material reciclável e vende para empresas de processamento”, disse.

 

A Caec é integrante da Rede Cata Bahia e tem a colaboração da organização Não Governamental Pangea, centro de estudos socioambientais que promove a inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis. Na coleta no TJBA estiveram os cooperados João Marcos da Conceição Pessoa e Jeferson dos Santos.

 

Também estiveram presentes a servidora Karla Machado, do Recicle Já Bahia, e servidores integrantes do núcleo socioambiental do Tribunal de Justiça.

 

Reunião discute coleta de lixo reciclável

 

A coleta de lixo reciclável de forma correta e sistêmica foi debatida na manhã da quarta-feira por representantes do Núcleo Socioambiental do tribunal e supervisores da Basetec, empresa terceirizada que cuida da limpeza da sede do Judiciário, no Centro Administrativo da Bahia.

 

Presidido pelo diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura, o encontro definiu a realização de ações de conscientização com funcionários da limpeza, dia 4 de abril, às 15 horas, no auditório do Tribunal de Justiça; e dia 18 de abril, a partir das 9 horas, com os servidores, nas salas do TJBA.

 

Também presente, a coordenadora do Programa de Coleta Seletiva em Órgãos Públicos, da Secretaria de Administração da Bahia, Vanuza Reis, falou da importância da participação do pessoal da limpeza e dos servidores do Judiciário na coleta.

 

Fonte: TJBA

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: