Sua Smart TV está observando você

Publicado por: Editor Feed News
10/02/2024 12:13:09
Exibições: 148
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Especialistas revelam para onde vão as informações e como desativá-las

 

As Smart TVs estão se tornando cada vez mais populares na Ucrânia e no mundo, proporcionando uma experiência de assistir televisão aprimorada. Contudo, especialistas alertam que esses dispositivos podem estar rastreando seus proprietários.

 

O que define uma Smart TV como "inteligente"? Recursos como reconhecimento facial, personalização, comandos de voz, integração com a casa digital e videochamadas vêm à mente.

 

É fato que todas as Smart TVs monitoram seus proprietários, coletando informações sobre o que estão assistindo. Sistemas de vigilância especiais utilizam reconhecimento automático de conteúdo para obter dados sobre os hábitos dos usuários. Alguns modelos vão além, incorporando microfones e câmeras para facilitar ainda mais a coleta de dados.

 

De acordo com o Financial Times, o rastreamento dos usuários não é novidade. Em 2019, pesquisadores descobriram que certos modelos de Smart TVs, incluindo os da Samsung e LG, enviavam localização e endereço IP para a Netflix e anunciantes terceiros. Dispositivos com câmera e alto-falantes também compartilham dados com terceiros, como Microsoft e Spotify.

 

Esses dados incluem localização do usuário, informações sobre o dispositivo e possivelmente como o usuário interage com ele. Isso permite que os dispositivos determinem quando o usuário está em casa ou ausente.

 

Outro estudo revelou que as cinco marcas mais populares de Smart TVs coletam informações sobre os hábitos do usuário, mesmo quando ele não está assistindo. Anos atrás, desenvolvedores de aplicativos Vizio, LG e Samsung foram acusados de rastrear usuários. Agências de inteligência como MI5 e CIA também conseguiram acessar informações e escutar conversas privadas usando câmeras e microfones de Smart TVs.

 

É essencial descobrir se sua Smart TV possui câmera e microfone. Se sim, a TV está monitorando você, embora nem sempre com intenções malignas. Recursos avançados, como reconhecimento facial e controle por gestos, geralmente exigem câmeras.

 

Empresas que produzem Smart TVs também compartilham dados com anunciantes. Cibercriminosos podem hackear TVs "inteligentes" por meio da rede Wi-Fi, obtendo acesso à câmera. A desativação do rastreamento geralmente envolve compreender as funções da Smart TV, alterar senhas e desativar rastreamento nas configurações. Cobrir a lente da câmera com fita isolante ou papelão também é uma medida adicional.

 

Ao tomar essas precauções, os usuários podem garantir uma experiência de visualização mais segura e proteger sua privacidade.

 

Mike N. (Graduado em Mídias Digitais)

Conteudista da The Mobile Television Network

 

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados