TV 3.0: A Evolução da Televisão Brasileira em Tempos Digitais

Publicado por: Editor Feed News
03/04/2024 19:31:04
Exibições: 61
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Uma análise sobre os impactos da TV 3.0 na forma como consumimos conteúdo televisivo

 

Durante sua participação no programa Bom Dia Ministro, veiculado pelo canal Gov da EBC, o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, adiantou o anúncio de uma evolução significativa na TV Digital, com a introdução do novo padrão tecnológico denominado TV 3.0. O lançamento está agendado para ocorrer em Brasília nesta quarta-feira (3). A inovação promete elevar a qualidade de imagem e facilitar o acesso através da conectividade.

 

"O grande diferencial será a integração da transmissão televisiva com uma qualidade aprimorada de imagem e som, combinada à conectividade e acesso à internet de banda larga", afirmou o ministro.

 

Segundo Juscelino Filho, o Brasil continua sendo um dos maiores mercados consumidores de televisão aberta globalmente, e a forma de acesso a esse meio de comunicação passará por uma revolução com essa mudança. A tradicional seleção de canais será substituída por aplicativos que oferecerão conteúdo, tanto ao vivo quanto sob demanda, proporcionando uma experiência de navegação mais interativa.

 

O ministro também ressaltou que essa interatividade abrirá novas oportunidades de negócios, possibilitando a oferta e consumo de anúncios publicitários, marketplace e ambientes de compras.

 

De acordo com o ministro, até o final de 2024 será definida a tecnologia a ser adotada. Isso impulsionará a indústria a desenvolver equipamentos e conversores para a integração dos sinais abertos com a internet. A transição será gradual, com início nas principais capitais, onde o sinal estará inicialmente disponível.

 

Parceria
Juscelino Filho também destacou a parceria entre os Correios e a Caixa Econômica Federal para facilitar a oferta de serviços como solicitação de seguro-desemprego, questões relacionadas ao Bolsa Família, Programa de Integração Social (PIS), FGTS e pagamento do INSS.

 

Ele observou que essa colaboração facilitará o acesso das populações que precisam percorrer grandes distâncias em busca de atendimento. "Estamos utilizando toda a capilaridade dos Correios para aproximar esses programas e ações sociais do governo da população", destacou.

 

A iniciativa teve início com uma experiência piloto implantada em dezembro de 2023 na cidade de Peixe-Boi, no estado do Pará. Atualmente, o Ministério das Comunicações está trabalhando na adaptação dos sistemas para expandir essa parceria para todas as cidades do Brasil. Uma nova fase será anunciada oficialmente quando os serviços estiverem plenamente operacionais e disponíveis em todo o país.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados