O ataque terrorista a Israel foi financiado através da troca de criptografia russa

Publicado por: Editor Feed News
14/10/2023 16:16:39
Exibições: 76
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais

Os terroristas palestinos receberam financiamento para o ataque de 7 de outubro a Israel, em parte através de criptomoedas transferidas através da importante bolsa de criptomoedas baseada em rublo Garantex.

 

Isto foi noticiado pelo The Wall Street Journal , referindo-se a informações da empresa analítica Elliptic.

Esta troca de criptografia foi registrada na Estônia em 2019, mas na verdade é gerenciada na Rússia, a partir da torre da Federação na cidade de Moscou. O número de seus usuários é de cerca de 100 mil pessoas e continua sendo a plataforma de negociação de rublos mais popular.

 

Maidanchyk está sob sanções do Tesouro dos EUA desde abril de 2022. Em junho, o valor total das transações foi de 865 milhões de dólares, três vezes mais do que antes da introdução de restrições contra ele. Observa-se que os usuários compram criptomoedas nas agências da Garantex por rublos e depois sacam para moedas fiduciárias por meio da rede de parceiros locais da organização, e as transações são muito difíceis de rastrear.

 

Antes do ataque terrorista, o grupo Jihad Islâmica Palestina recebeu transações totalizando mais de US$ 93 milhões. Segundo analistas, o HAMAS utilizou um esquema de financiamento semelhante.

 

A publicação conseguiu entrar em contato com a diretora de relações públicas da Garantex, Yevgenia Burova, que rejeitou as acusações levantadas contra a exchange de criptomoedas. Um funcionário do Departamento do Tesouro dos EUA disse que as autoridades dos EUA estão procurando maneiras de impor restrições adicionais contra aqueles que usam a plataforma para transferências transfronteiriças.

 

Note-se que as Forças de Defesa de Israel realizaram  ataques aéreos contra cerca de 750 objetos pertencentes ao Hamas e outros grupos na Faixa de Gaza na noite de 13 de Outubro.

 

Como sabemos, o gabinete político-militar de Israel apoiou a introdução do Artigo 40 Alef,  que significa uma declaração oficial de guerra  contra os militantes do Hamas que invadiram o território da Faixa de Gaza.

 

Por sua vez, as autoridades ucranianas reagiram à invasão de militantes do Hamas e aos ataques com foguetes contra Israel em 7 de outubro. O oficial Kiev condenou as ações dos terroristas  e expressou confiança de que Israel será capaz de restaurar a ordem, apelando ao mundo para se unir na luta contra o terrorismo.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados