Mais de 300 candidatos a defensor público enfrentaram 10 horas de prova neste final de semana

Publicado por: Editor Feed News
13/11/2016 20:57:29
Exibições: 742

Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 (texto e fotos)

 

Próxima etapa do VII Concurso da Defensoria Pública será de prova oral, prevista para fevereiro de 2017

 

Mais de trezentos bacharéis em Direito participaram, neste final de semana, em Salvador, da segunda etapa do concurso para defensor público, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia para preenchimento de 17 vagas e cadastro reserva. Com grande expectativa depois da prova do sábado, 12, os candidatos enfrentaram neste domingo, 13, mais cinco horas de prova buscando a habilitação para a terceira etapa, prevista para o período de 11 a 16 de fevereiro de 2017, com prova oral pública. "Precisamos ampliar a presença da Defensoria em mais comarcas na Bahia", argumenta o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, que tem preside a comissão do concurso.

 

Tal qual aconteceu no sábado, a prova neste domingo contou com o apoio de defensores públicos e servidores da Defensoria, bacharéis em Direito, que atuaram voluntariamente como vistoriadores do material de consulta que os candidatos levaram para esta etapa. " É muito interessante fazer este trabalho, pois acabamos encontrando com eles (os candidatos) material muito interessante para nossa própria atuação", comentou o defensor público Murillo Bahia. A Comissão do Concurso também tem acompanhado de perto todas as etapas.

 

Ex-servidor da Defensoria Pública da Bahia e defensor público da DPE do Mato Grosso do Sul há pouco mais de um mês, Rodrigo Amorim estava bem-disposto e confiante na prova deste domingo. "Eu não estava com muita expectativa, mas depois da prova de ontem fiquei mais animado. Quero ser aprovado para poder ser defensor público na Bahia", disse.

 

José Victor Ferreira Lima Ataíde veio de Petrolina (PE) para tentar ser um dos 17 novos defensores públicos da Bahia. Em sua avaliação, a prova de ontem foi cansativa, por ser longa, mas não tirou sua convicção de ser aprovado. " Espero ter feito uma boa prova e que a Defensoria da Bahia tenha uma boa expectativa para ter a gente dentro da Instituição rapidamente", destacou, otimista.

 

Já aprovada em concurso da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte, um dos estados brasileiros com menos defensores públicos, a candidata Valesca Caetano Bezerra decidiu tentar entrar na carreira pela DPE baiana. Ela não escondeu que preferia ficar na sua terra, mas ressaltou que a Bahia é uma boa opção. Sobre a prova de ontem, com filosofia e sociologia, considerou interessante, embora fora dos padrões dos concursos que tem feito. "Pelo papel da Defensoria Pública achei muito importante", assegurou. Valesca garantiu ter boa expectativa de aprovação.

 

O VII Concurso para defensor público prevê ainda a prova de títulos, com resultado final previsto para abril do próximo ano. Neste domingo foi registrada a ausência de 14 candidatos. Das 17 vagas, 11 são de ampla concorrência, uma é reservada a candidatos (as) com deficiência e cinco reservadas aos (às) candidatos (as) negros (as). De acordo com o edital, as vagas que surgirem no decorrer da validade do concurso seguirão a mesma regra.

 

SELEÇÃO ESTAGIÁRIOS

 

Além da segunda etapa do concurso para defensor público, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou neste domingo prova de seleção para estagiários que cursam o Ensino Médio e Técnico. Estão concorrendo a 87 vagas 1.692 estudantes.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados