Campanha “Coração Azul” alerta para o tráfico de pessoas na Bahia

Publicado por: Editor Feed News
22/07/2016 11:33:58
Exibições: 873

Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social, integram a campanha Coração Azul.

 

SALVADOR (22/07/2016) Direto da Assessoria - Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social, integram a campanha Coração Azul.

 

Para intensificar a política de enfrentamento ao tráfico humano na Bahia, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), realiza, de 25 a 29 de julho, a Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social que integram a campanha Coração Azul.

 

Para o secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, o tráfico de pessoas é um dos piores crimes de violação de direitos. “Esta é uma prática que atinge a dignidade humana, submete a vítima a condições degradantes de exploração sexual, de trabalho e outras formas de violência, tirando a liberdade e transformando as pessoas em mercadorias. Por isso, deve ser combatida com a articulação de toda rede de enfrentamento ao tráfico, e com a sensibilização e conscientização da sociedade para esse crime”, afirmou.

 

A secretária de Política para as Mulheres (SPM), Olívia Santana ressalta a importância do curso de capacitação dos profissionais para o enfrentamento ao tráfico de mulheres, que também vai habilitar as organizações da sociedade civil e instituições públicas. “Os técnicos terão um aprendizado sobre causas e consequências do tráfico de mulheres, exploração de gênero no desenvolvimento do turismo, migração feminina, leis e convenções internacionais criadas pelo poder público e por organismos internacionais”.

 

Além dos cursos de capacitação e formação, realizados de 25 a 29 de julho na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), na Paralela; também serão realizadas panfletagens nos terminais rodoviários do estado, terminal marítimo de Salvador e nos aeroportos de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, durante toda semana. Para os cursos, serão disponibilizadas 80 vagas e as inscrições podem ser feitas no site www.justicasocial.ba.gov.br .

 

Na sexta-feira, 29 de julho, será celebrada uma missa temática de sensibilização para a prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, às 7h, na Igreja do Bonfim, pelo Padre Edson Menezes. A campanha, que tem como padrinho o cantor Tatau, terá o encerramento marcado pela entrega do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Pelourinho.

 

Programação:

 

Dia: 25/07
8h - Abertura da Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Com a participação dos secretários de Estado, Geraldo Reis e Olívia Santana, representantes do Ministério Público e Ministério da Justiça, e de gestores que compõem a Rede de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
14h - Curso de formação dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e gestores que compõem a rede de enfrentamento.
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

 

Dia-26/07- Continuidade do curso de formação dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas e gestores que compõem a rede de enfrentamento.
Horário: 8h às 17h
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

 

15h - Ação de panfletagem e adesivaço no Terminal Marítimo de Salvador.

 

Dia 27/07 - Capacitação sobre gênero, tráfico de pessoas e políticas nacionais e internacionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Horário: 8h às 17h
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

 

15h - Ação de panfletagem e adesivaço nos aeroportos de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, para sensibilização e mobilização no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

 


Dia – 28/07 - Encerramento da capacitação sobre gênero, tráfico de pessoas e politicas nacionais e internacionais de enfrentamento ao tráfico de pessoas
Horário – 8h às 17h
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

 

15h - Ação de panfletagem e adesivaço nos terminais rodoviários da Bahia para sensibilização e mobilização no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

 

Dia – 29/07
7h – Missa temática de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, na Igreja do Bonfim. Celebrada pelo Padre Edson Menezes.
Local – Catedral Basílica do Bonfim

 

8h – Ato de entrega do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Local: NETP, Rua Frei Vicente, n. 10, Pelourinho.

 

14 às 17h - Encerramento da capacitação sobre gênero, tráfico de pessoas e politicas nacionais e internacionais de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Local - Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: