Sinais de Bradicardia e procedimentos de emergência: Diretrizes de um cardiologista

Publicado por: Editor Feed News
18/03/2024 09:00:00
Exibições: 57
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Estratégias de emergência para Bradicardia: Orientação de um especialista cardíaco

 

Adultos acima de 70 anos frequentemente apresentam uma frequência cardíaca baixa, uma condição que pode ser perigosa. Por isso, é crucial estar ciente das medidas a tomar em caso de emergência, conforme orientação de um cardiologista.

 

Por que a Bradicardia Acontece?

Em termos médicos, é conhecida como síndrome do nó sinusal fraco ou bradicardia. A bradicardia ocorre quando o coração bate mais devagar do que o normal, com menos de 60 batimentos por minuto em repouso. Enquanto é fisiológica em atletas e adolescentes, em idosos é mais frequentemente patológica, relacionada a condições como doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca, diabetes, entre outras.

 

Sintomas de Bradicardia

Os sintomas incluem fadiga rápida, fraqueza, tontura, desmaios, falta de ar, sonolência, zumbido nos ouvidos e dor no peito. Ignorar esses sintomas pode resultar em um fornecimento inadequado de sangue para os órgãos vitais, afetando seu funcionamento.

 

Diagnóstico e Procedimentos de Emergência

O diagnóstico de bradicardia requer uma série de exames, incluindo consulta com um cardiologista, eletrocardiograma (ECG), monitoramento Holter, ecocardiograma e exames complementares. Em caso de emergência, os procedimentos de primeiros socorros variam dependendo da frequência cardíaca:

Se a frequência cardíaca estiver entre 50-60 batimentos por minuto:

Consuma uma xícara de chá ou café não muito quente.
Mantenha-se aquecido com cobertores, bolsas de água quente ou roupas quentes, começando pelos membros inferiores.


Pratique atividade física leve para aumentar a frequência cardíaca.
Se a frequência cardíaca estiver abaixo de 50 batimentos por minuto, acompanhada de tontura ou dor no peito: Chame uma ambulância imediatamente.


Aqueça o corpo do paciente.
Não permita que o paciente tome qualquer medicamento além daqueles especificamente prescritos para bradicardia.


É fundamental lembrar que a bradicardia pode levar à parada cardíaca, portanto, assistência médica qualificada é indispensável.

 

 

Mais vídeos relacionados