A Fusão de Cultura, Direito e Carnaval com Dr. Otto Pipolo

Publicado por: Editor Feed News
12/02/2024 19:57:17
Exibições: 188
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais

Entrevista Expressa:

 

Dr. Otto Pipolo
Dr. Otto Pipolo

EE: Boa tarde, Dr. Otto. É uma honra tê-lo para a nossa décima segunda "Entrevista Expressa". Vamos mergulhar na sua incrível jornada, começando com o seu papel como carnavalesco na Bahia. Como foi a experiência de liderar o Bloco Papa-Léguas e se tornar heptacampeão do Carnaval da Bahia?

 

Dr. Otto: Boa tarde! Agradeço pela oportunidade. Liderar o Bloco Papa-Léguas foi uma experiência única e desafiadora. Buscamos sempre inovar, trazendo temas criativos e desfiles apoteóticos para a Avenida. A sintonia entre a criatividade e a musicalidade especial foi a chave para conquistar os heptacampeonatos.

 

EE: Você também teve uma participação notável no filme sobre a vida de Jorge Amado. Como foi a experiência de criar um Carnaval Temporão para Jorge Amado, registrado pela Televisão Francesa Antenes 2?

 

Dr. Otto: Foi uma experiência enriquecedora. Criar um Carnaval Temporão para homenagear Jorge Amado e ter isso registrado pela televisão francesa foi uma oportunidade única de levar a cultura baiana para o mundo. A música e a emoção expressas pelo Trio do Papa-Léguas ecoaram além das fronteiras.

 

EE: Como jurista e carnavalesco, você desempenhou papéis importantes, desde Coordenador do Carnaval da Bahia até Presidente do Conselho Municipal do Carnaval. Como essas experiências contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento do Carnaval no Brasil?

 

Dr. Otto: A atuação tanto como Coordenador do Carnaval da Bahia quanto na presidência do Conselho Municipal e dos Congressos Nacionais do Carnaval permitiu debater temas cruciais de forma democrática. Esses espaços foram fundamentais para o diálogo entre os diversos envolvidos no Carnaval, promovendo ações que fortalecem e engrandecem essa manifestação cultural tão singular.

 

EE: Agora, sua obra "O Sistema Jurídico Aplicado ao Carnaval e as demais manifestações culturais" é uma contribuição única. Pode compartilhar conosco o que motivou a criação dessa obra e como ela pode impactar o entendimento do Carnaval?

 

Dr. Otto: Certamente. A obra surgiu da necessidade de preencher uma lacuna jurídica no contexto carnavalesco. Ela aborda, de forma didática, a relação entre diversos ramos do Direito e o Carnaval, além de oferecer peças processuais práticas para auxiliar os operadores do Direito. Acredito que compreender o enlace entre a cultura e o sistema jurídico é essencial para a preservação e promoção do Carnaval.

 

EE: E a última novidade sobre o contrato com a Amazon para a comercialização global do seu livro é incrível! Como você vê essa oportunidade de levar sua obra para todo o planeta?

 

Dr. Otto: É um momento emocionante. Poder levar a história do Carnaval e suas conexões jurídicas para além das fronteiras é uma realização. A parceria com a Amazon permitirá que pessoas de diferentes partes do mundo tenham acesso a esse conhecimento, contribuindo para uma compreensão mais ampla da nossa cultura.

 

EE: Muito obrigada, Dr. Otto, por compartilhar sua trajetória fascinante e as nuances que envolvem o Carnaval e o Direito nesta "Entrevista Expressa".

 

Dr. Otto: O prazer foi meu. Que essa conversa inspire o entendimento e apreciação ainda maior do Carnaval em sua complexidade cultural e jurídica.

 

Por Mike Nelson

Conteudista da The Mobile Television Network

 

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: