OTAN lançou o maior exercício militar em três décadas

Publicado por: Editor Feed News
22/01/2024 16:25:23
Exibições: 79
“Este é um número recorde de tropas que podemos mobilizar e treinar em toda a Aliança”, anunciou Christopher Cavoli foto de fontes abertas
“Este é um número recorde de tropas que podemos mobilizar e treinar em toda a Aliança”, anunciou Christopher Cavoli foto de fontes abertas

OTAN Inicia Maior Exercício Militar em Décadas: Steadfast Defender 2024

 

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dará início na segunda-feira, 22 de janeiro, ao maior exercício militar em quatro décadas, denominado Steadfast Defender 2024. Este exercício abrangerá territórios desde a Noruega até à Roménia e envolverá cerca de 90 mil participantes, representando todos os países membros da OTAN, além da Suécia. Este artigo explora os detalhes e implicações desse exercício monumental.

 

1. Contexto Histórico:

As últimas manobras da OTAN dessa escala ocorreram em 1988, tornando o Steadfast Defender 2024 um evento de significativa importância histórica. O exercício será uma simulação de conflito com um "oponente virtualmente igual" e terá a duração de quatro meses, até o final de maio.

 

2. Cenário do Exercício:

O cenário principal do Steadfast Defender 2024 simula um ataque da Rússia ao território dos aliados da OTAN, desencadeando o artigo quinto do tratado da OTAN sobre defesa coletiva. Destacamos que um ataque a um membro da OTAN é considerado um ataque a todos os membros, comprometendo-os a agir em resposta.

 

3. Participantes e Equipamento:

O exercício contará com a participação de mais de 50 navios, incluindo porta-aviões e destróieres, além de mais de 80 caças, helicópteros e drones. O contingente terrestre incluirá pelo menos 1.100 veículos de combate, destacando-se 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria. Esta ampla gama de participantes e equipamentos visa demonstrar a capacidade da OTAN de conduzir operações complexas em várias dimensões, incluindo terra, mar, ar, ciberespaço e espaço.

 

4. Implicações e Objetivos:

O Comandante Supremo Aliado da Europa, Christopher Cavoli, enfatiza que o Steadfast Defender 2024 visa demonstrar a capacidade da OTAN de conduzir operações complexas ao longo de vastas extensões geográficas e sob quaisquer condições. Este exercício ambicioso tem como objetivo reforçar a prontidão da Aliança para lidar com cenários desafiadores.

 

5. Nova Prontidão da Aliança:

O presidente do Comité Militar da OTAN, Rob Bauer, destaca que a escala do Steadfast Defender 2024 é uma prova da nova prontidão da Aliança. Este exercício monumental não apenas visa fortalecer a coesão entre os membros da OTAN, mas também a demonstrar a eventuais interessados a capacidade da Aliança de responder eficazmente a ameaças complexas e multidimensionais.

 

O Steadfast Defender 2024 representa um marco histórico para a OTAN, destacando a necessidade de preparação e prontidão em face de desafios geoestratégicos emergentes. Este exercício não apenas valida a capacidade operacional da Aliança, mas também envia uma mensagem clara sobre a determinação da OTAN em assegurar a segurança coletiva de seus membros em um cenário geopolítico em constante evolução. Recado dado!

 

Mike N

Conteudista da The Mobile Television Network

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados