Fatores de Risco de Artrite em Mulheres

Publicado por: Editor Feed News
16/01/2024 19:57:08
Exibições: 174
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Artrite : Uma Perspectiva Ampliada

 

As mulheres enfrentam uma probabilidade três vezes maior de desenvolver artrite em comparação aos homens, uma disparidade que está intrinsecamente ligada a fatores de saúde específicos do gênero feminino. A artrite reumatoide, uma doença inflamatória autoimune que afeta as articulações simetricamente, apresenta maior incidência entre as mulheres, conforme indicado por pesquisas publicadas no RMD Open (Rheumatic & Musculoskeletal Diseases Open).

 

Cientistas da Universidade Médica de Anhui, na China, conduziram um estudo de 12 anos, envolvendo a análise da saúde de mais de 200.000 mulheres, identificando fatores que aumentam significativamente o risco de desenvolvimento da artrite em mulheres. Entre as conclusões notáveis, destaca-se a associação entre o uso da terapia de reposição hormonal (TRH) durante a menopausa e um aumento quase 50% no risco de artrite reumatoide em comparação com não usuárias.

 

O estudo revela que os seguintes fatores podem influenciar o desenvolvimento da artrite em mulheres:

Início Precoce da Menopausa:
Mulheres que experimentam a menopausa antes dos 45 anos apresentam um risco significativamente aumentado de desenvolver artrite.

 

Número de Filhos:
Dar à luz quatro ou mais filhos está associado a um aumento de 18% no risco de artrite.

 

Uso de Terapia de Reposição Hormonal:
O uso de TRH durante a menopausa é vinculado a um aumento quase 50% no risco de artrite reumatoide.

 

Os pesquisadores também destacam que o efeito observado pode ser atribuído ao uso de medicamentos de TRH de gerações mais antigas. Avanços na medicina resultaram em medicamentos mais recentes, análogos mais naturais dos hormônios estrogênio e progesterona, que demonstram efeitos anti-inflamatórios.

 

Além disso, o estudo aponta que a relação entre mães que têm quatro ou mais filhos e o aumento do risco de artrite pode estar relacionada a alterações nos níveis hormonais. Os pesquisadores enfatizam a complexidade dessas associações e a necessidade contínua de pesquisa para uma compreensão mais completa dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da artrite em mulheres.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados