80% da população do Nordeste nunca falou com seu médico sobre câncer de pulmão

Publicado por: Editor Feed News
05/11/2016 21:25:29
Exibições: 606

Uma pesquisa exclusiva realizada pelo instituto DataFolha aponta que o Nordeste é a região brasileira onde se concentra o maior número de pessoas que nunca consultaram algum especialista sobre o câncer de pulmão, o tipo de câncer que é a principal causa de morte entre homens e a segunda entre as mulheres no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). * O levantamento mostra que 8 em cada 10 nordestinos nunca falaram com um médico a respeito da doença. 

 

Realizado por meio de entrevistas individuais com 2.044 pessoas, em 130 municípios, durante o mês de março de 2016, o levantamento, encomendado pela biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb, buscou medir a percepção da população brasileira sobre a doença e apontou ainda que 68% da população da região nordeste não se sente bem informada sobre a doença, ou seja, apenas 32% acreditam ter informação suficiente sobre este tipo de câncer.

 

A região também foi a que apresentou os maiores índices quando os entrevistados foram estimulados a concordar ou discordar se o câncer de pulmão é uma doença que atinge apenas os fumantes: para 28% essa afirmação é verdadeira. Esse resultado é corroborado pelo alto índice de respostas afirmativas quando perguntados se o câncer de pulmão não representa uma grande preocupação para quem tem o hábito de fumar. Nesse quesito, 43% concordam com tal afirmação. 

 

A pesquisa é o primeiro levantamento do gênero no Brasil e foi dividida em quatro módulos:

 

•          Conhecimento sobre doenças pulmonares e respiratórias;

•         Costume de fumar (quantidade média de cigarros por dia, razões que o levariam a parar de fumar, grau de concordância com hábitos relacionados ao cigarro);

•          Conhecimento sobre câncer de pulmão (grau de informação sobre, grau de concordância com aspectos relacionados à doença, grau de concordância com aspectos relacionados ao risco de contraí-la, conhecimento sobre assuntos relacionados a este tipo de câncer); 

•          Sintomas e fatores de risco do câncer de pulmão (fatores que aumentam o risco de ter a doença, fatores que reduziriam esse risco e a proximidade com portadores da enfermidade).

 

Conclusões

 

Se, por um lado, algumas informações básicas sobre a doença parecem que estão disseminadas, por outro, os resultados também mostram que há necessidade de aprofundar o conhecimento e disponibilizar informações mais detalhadas sobre o câncer de pulmão, formas de prevenção e tratamento. Campanhas de esclarecimento e de incentivo às mudanças comportamentais poderiam provocar mudanças importantes neste cenário de relativo desconhecimento com foco na população em geral e especialmente às pessoas menos favorecidas, com menor escolaridade, pertencentes às classes C e D/E.

 

Metodologia

 

Para revelar essa radiografia da percepção do câncer de pulmão, o universo pesquisado foi a população brasileira com idade a partir de 16 anos pertencente a todas as classes econômicas. O perfil dos entrevistados revela ligeira preponderância do sexo feminino, média de idade igual a 40 anos e grau de escolaridade Fundamental e Médio.

 

Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa quantitativa com entrevistas pessoais e individuais, realizadas por meio de questionário estruturado em tablet. A população foi entrevistada em pontos de fluxo populacional, segundo metodologia desenvolvida pelo Datafolha.

 

No total, foram realizadas 2.044 entrevistas por todo Brasil, distribuídas em 130 municípios, de forma a representar as regiões geográficas do país: Sudeste (876), Sul (304), Nordeste (545) e Norte/Centro-Oeste (319).  A maior parte dos entrevistados reside na região Sudeste e em cidades localizadas no interior (59%), fora das Regiões Metropolitanas, que representaram 41%.

 

* Fontes: MS/SVS/DASIS/CGIAE/Sistema de Informação sobre Mortalidade - SIM
MP/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 
MS/INCA/Conprev/Divisão de Vigilância

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados