Quer saber se você é saudável? Suas mãos é um indicativo

Publicado por: Editor Feed News
09/09/2023 21:30:22
Exibições: 92
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Palmas suadas e formiguação ou comprimento dos dedos, há muitos sinais a  serem observados.

 

As suas mãos revelam segredos sobre a sua saúde e muitas vezes não são vistas.

As suas mãos são um grande indicador de saúde e tanto a medicina antiga como a moderna garantem-no.

 

Desde os tempos de Hipócrates, considerado o pai da medicina, os médicos sabem que as nossas mãos revelam pistas vitais sobre a nossa saúde geral.

 

Ao longo dos séculos, esta sabedoria foi corroborada por investigações científicas modernas, que comprovam que condições como descoloração das unhaspalmas suadas e até mesmo o comprimento dos dedos podem ser sinais de problemas de saúde mais profundos.

 

Ouça as suas unhas

Hipócrates foi, denota o IFL Science, o primeiro a descrever clubbing, uma condição em que as unhas assumem a forma de uma colher virada ao contrário. Hoje, sabemos que o “clubbing” também pode indicar doenças como fibrose cística, cirrose hepática e condições da tiróide.

 

As unhas meio a meio (ou unhas de Lindsay), meio brancas e meio castanho-avermelhadas, são encontradas em cerca de 50% das pessoas com doença renal crónica, podendo indicar cirrose hepática ou doença de Behcet. As unhas de Terry também estão ligadas à cirrose, diabetes tipo 2, insuficiência renal e HIV.

 

Além disso, linhas horizontais conhecidas como unhas de Muehrcke indicam uma diminuição de albumina, a proteína mais abundante no sangue, e podem ser um sinal de doença renal.

 

No entanto, algumas mudanças nas unhas são benignas e relacionadas com o envelhecimento. As unhas napolitanas, caracterizadas por três zonas de cor distintas, são comuns em indivíduos com mais de 70 anos e geralmente não são motivo de preocupação.

 

As palmas também dizem muito

Para além das unhas, as palmas também podem ser indicadores de saúde. Palmas suadas podem ser um sinal de problemas da tiroide quando o suor não é causado por calor ou nervosismo, especialmente hipertiroidismo, uma condição geralmente tratável com medicação.

 

Mais alarmantes são as descolorações vermelhas ou roxas, conhecidas como nódulos de Osler e lesões de Janeway. Estas condições podem ser sintomas de endocardite bacteriana, uma inflamação do revestimento interno do coração com uma alta taxa de mortalidade, requerendo atenção médica imediata.

 

Atenção aos formigueiros e… ao comprimento dos dedos

Sentir formigueiros e “agulhadas” persistentes nas mãos pode ser um sinal de síndrome do túnel cárpico ou mesmo de diabetes. Embora a síndrome do túnel cárpico seja muitas vezes ultrapassado sem tratamento, os sintomas de formigueiro ou dormência causados pelos altos níveis de açúcar no sangue na diabetes, conhecidos como “neuropatia diabética”, requerem intervenção médica.

 

Curiosamente, o comprimento dos dedos pode indicar o risco de desenvolver doenças como osteoartrite. As mulheres com o dedo anelar mais comprido em comparação com o indicador correm um risco maior de desenvolver osteoartrite do joelho e do quadril.

Com informações da Agência ZAP 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados