Vertigens, tonturas desmaios? Saiba sobre Adenomas Hipofisários

Publicado por: Editor Feed News
27/08/2023 16:15:14
Exibições: 38
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

EXCLUSIVO

Macroadenoma Hipofisário: Sintomas, Impactos e Associações


Os avanços na medicina têm nos proporcionado uma compreensão cada vez maior sobre as condições de saúde que podem afetar o cérebro. Uma delas é o macroadenoma hipofisário, um tumor benigno que se desenvolve na glândula hipófise, localizada na base do cérebro. Embora seja um tumor benigno, o tamanho e a localização do macroadenoma podem levar a uma variedade de sintomas e impactos significativos na saúde.

 

Sintomas e Manifestações

Os macroadenomas hipofisários podem variar em tamanho e podem afetar áreas do cérebro próximas à hipófise, causando uma ampla gama de sintomas e manifestações. Entre eles:

 

Distúrbios Visuais : A hipófise está próxima ao nervo óptico, e um macroadenoma pode pressionar essa área, causando visão embaçada, perda de visão periférica ou até cegueira em casos graves.

 

Desequilíbrios Hormonais : A hipófise é responsável por liberar diversos hormônios que regulam funções apropriadas. Um macroadenoma pode levar a desequilíbrios hormonais, sofridos em distúrbios como acromegalia (excesso de hormônios do crescimento), hiperprolactinemia (excesso de prolactina) e deficiências hormonais.

 

Doenças Relacionadas à Pressão : A pressão exercida pelo tumor pode causar dores de cabeça intensas, bem como sintomas como desmaios, tonturas e vertigens.

 

Comprometimento Cognitivo : Tumores que sofreram regiões químicas à cognição podem causar confusão, problemas de memória e dificuldades cognitivas, que podem ser confundidos com condições como Alzheimer.

 

Sintomas Neurológicos : Pressão sobre áreas do cérebro associadas ao controle do movimento pode levar a sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson e da epilepsia.

 

Associações e Impactos Adicionais
Além dos sintomas diretos causados ​​pelo macroadenoma, sua presença também pode influenciar ou agravar outras condições. A epilepsia pode ser desencadeada pela atividade elétrica anormal causada pela pressão do tumor. Além disso, a perda de massa muscular, embora não seja um sintoma direto do tumor, pode ser influenciada pela pressão da glicose e pelo impacto nos níveis de energia, especialmente em pacientes que fazem uso de metformina.

 

Procurando Ajuda Médica
Se você ou alguém que você conhece está tendo sintomas como os mencionados, é crucial procurar ajuda médica. Um diagnóstico precoce e uma avaliação completa podem ajudar a determinar a causa subjacente dos sintomas e a criar um plano de tratamento adequado.

 

A conscientização sobre os sintomas e efeitos dos macroadenomas hipofisários é fundamental para promover a saúde e o bem-estar. Consultar um médico qualificado é a melhor maneira de obter orientações específicas para seu caso e garantir o tratamento adequado e eficaz.

 

Lembre-se sempre de que a saúde é um bem valioso, e estar informado é o primeiro passo para cuidar de si mesmo e de seus entes queridos.

Artigo pensado, pesquisado, produzido e publicado por :

Mike Nelson

Conteúdista da The Mobile Television Network

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados