Vacina “mata” e previne o câncer do cérebro (ao mesmo tempo)

Publicado por: Editor Feed News
25/06/2023 18:48:43
Exibições: 161
Cortesia Editorial Unsplash
Cortesia Editorial Unsplash

Inovação está sendo desenvolvida por cientistas de Reino Unido e EUA. É uma nova abordagem de terapia celular.

 

E se conseguíssemos transformar as células cancerígenas em agentes anti-câncer?

É o que está sendo feito por uma equipe de pesquisadores de Brigham (Reino Unido) e Harvard (Estados Unidos da América).

A inovação foi retratada num estudo publicado nesta semana na revista Science Translational Medicine.

Os cientistas estão  desenvolvendo uma nova abordagem de terapia celular para eliminar tumores já estabelecidos e induzir imunidade de longo prazo, explica o portal ScienceDaily.

 

O sistema imunológico é “treinado” para que possa prevenir a repetição do câncer porque as células cancerígenas “passam a ser vacinas e assassinos do câncer”, de acordo com o responsável Khalid Shah.

 

Através da engenharia genética, as células cancerígenas foram (re)aproveitadas para desenvolver uma vacina que mata as células tumorais e estimula o sistema imunológico a destruir tumores primários e a prevenir o câncer.

 

No fundo, como “pombos-correio”, as células tumorais vivas, após longas viagens realizadas dentro do cérebro, voltam para junto de outras células tumorais.

 

As células tumorais manipuladas foram projetadas para facilitar o trabalho do sistema imunológico em detectar, marcar e lembrar, preparando o sistema imunológico para a tal resposta anti-tumoral de longo prazo.

 

Ao mesmo tempo, foi criado um interruptor de segurança de duas camadas na célula cancerígena – quando activado, elimina as células tumorais terapêuticas, se for necessário.

 

A equipa testou a vacina de dupla ação para “matar” um modelo avançado de câncer cerebral em ratos – e com resultados promissores. A terapia celular de ação dupla foi segura, aplicável e eficaz

 

Esta estratégia, reforçam os pesquisadores, poderá ser aplicável a outros tipos de câncer; embora sejam necessárias mais experiências.

 

 Com informações do Planeta  ZAP 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados