Ter plantas em casa é bom para a saúde mental

Publicado por: Editor Feed News
31/05/2023 17:03:48
Exibições: 83
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Saiba como escolher a planta certa

 

As pessoas passam até 90% do tempo em ambientes fechados. Mas passar tanto tempo dentro de casa pode trazer consequências para sua saúde mental.

 

A Organização Mundial da Saúde estima que 5% dos adultos em todo o mundo sofrem de depressão. Stress, depressão e ansiedade também representaram 55% de todos os dias de trabalho perdidos no Reino Unido durante o ano de 2021-2022. Pequenas melhorias na nossa saúde mental podem trazer recompensas pessoais e financeiras significativas.

 

Para aqueles que ficam presos dentro de casa o dia todo, as plantas de casa são uma maneira fácil de se conectar com a natureza. Isto é particularmente verdadeiro para os jovens, muitos dos quais podem não ter acesso a um jardim.

 

As plantas de interior têm vários benefícios para a saúde mental e física. A pesquisa ligou as plantas domésticas à redução do stress, diminuição da pressão arterial e melhoria do estado de espírito. E ambientes de escritório com plantas foram associados a maior satisfação no trabalho e redução de problemas de saúde.

 

Plantas de casa fazem-nos sentir bem devido ao nosso desejo inerente de nos ligarmos com a natureza e porque consideramos as cores verdes da maioria das plantas de casa calmantes. Adicionar apenas uma única planta pode iluminar um espaço sem graça e melhorar o seu humor. Mas qual deve escolher?

 

Vegetação exuberante

No ano passado, com colegas da Universidade de Reading e da Royal Horticultural Society, um estudo investigou as respostas psicológicas de 520 pessoas à aparência de diferentes plantas domésticas através de um questionário fotográfico online. Os participantes visualizaram 12 fotografias de plantas em várias formas diferentes e responderam a perguntas com base na sua opinião sobre a aparência da planta.

 

Os participantes identificaram a sua planta favorita e menos favorita. Depois, usaram escalas compostas por seis pares de adjetivos contrastantes para pontuar diferentes aspetos da aparência de cada planta. Eles também classificaram o quão benéfico perceberam que cada planta era para o bem-estar e a qualidade do ar.

 

As oito espécies de plantas incluídas no estudo foram: figo chorão, língua de sogra, cato, planta de oração, samambaia ninho de pássaro, pothos dourado (ou hera do diabo), dragoeiro e palmeira — tanto como uma planta saudável quanto negligenciada.

 

No geral, os participantes perceberam que todas as plantas verdes e saudáveis ​​beneficiariam o seu bem-estar. Mas três plantas em particular – pothos, figo-chorão e palmeira – acreditava-se que proporcionavam a maior sensação de bem-estar. Esses benefícios melhoraram à medida que a atratividade da planta aumentou. Em contraste, plantas não saudáveis ​​foram percebidas negativamente.

 

As descobertas sugerem que plantas com folhas verdes exuberantes, grande área foliar e copas densas provavelmente darão o maior impulso ao seu bem-estar. As pessoas também acreditam que essas plantas trarão maiores benefícios para a qualidade do ar.

 

Portanto, para manter as plantas atraentes, considere comprar aquelas que são fáceis de manter, como língua da sogra.

 

Forma da folha

Estudos psicológicos mostraram que objetos curvos provocam emoções positivas nos humanos. A pesquisa demonstra que esses resultados também se aplicam a plantas domésticas.

 

Plantas com folhas arredondadas, como figo chorão e pothos, ou palmeiras com a sua forma de dossel arqueado suave, foram vistas pelos participantes do estudo como mais bonitas e relaxantes. Algumas plantas, inclusive a palmeira, também evocam lembranças felizes. Isso ocorre porque costumam ser associadas a férias ou destinos tropicais.

 

Plantas com espigas, folhas estreitas e pontiagudas e copas esparsas, como cactos e dragoeiros, eram menos preferidas. Isso possivelmente se deve à associação de arestas vivas com perigo (espinhos).

 

No entanto, recursos nítidos às vezes podem ser vantajosos. Um estudo mostra que casas cercadas por plantas de folhas pontiagudas eram mais caras e avaliadas como mais seguras do que casas cercadas por plantas de folhas arredondadas.

 

O que quer das suas plantas?

Em última análise, a planta de casa certa para si depende do que precisa e das condições do seu quarto.

 

Os humanos geralmente preferem olhar para formas que o cérebro pode reconhecer rapidamente e processar facilmente. Ao buscar um efeito calmante, escolha plantas que sejam suficientemente interessantes para atrair a sua atenção – como o pothos com suas trepadeiras – mas selecione plantas com padrões marcantes e cores ousadas em menor número.

 

Plantas com aparência dramática seriam mais apropriadas como “plantas características”, para gerar um ponto focal. Agrupar diferentes formas e cores de plantas em arranjos pode gerar ainda mais interesse, enquanto a escolha de vasos ou floreiras decorativas pode aumentar ainda mais o efeito.

 

Ao decidir sobre o número de plantas necessárias para obter o máximo benefício, mas não é necessariamente melhor – uma única planta de casa cuidadosamente escolhida pode ser tudo o que precisamos para melhorar o nosso humor. Uma pesquisa do Japão descobriu que a presença de plantas folhosas pode aumentar a criatividade nas tarefas do local de trabalho. Mas, se estiver realizando uma tarefa que requer atenção concentrada, muitas plantas podem ser uma distração.

 

Com informações do The Conversation

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: