Brechós: a tendência da moda sustentável

Publicado por: Editor Feed News
25/05/2023 18:09:06
Exibições: 193
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Cresce um movimento global em direção à moda sustentável e acessível

 

Com o estado do planeta atualmente, o pensamento sustentável vem ganhando força. Você sabe a origem de todas as peças de roupa que você usa? A indústria da moda é uma das que mais polui, com o curto ciclo de vida das peças, quando a cada estação novas coleções são introduzidas, fazendo com que os produtos da estação anterior, independente da condição, sejam descartados por estarem “fora da moda”.

 

Grandes marcas de roupas estão sendo cobradas pela transparência dos recursos que usam e desperdiçam. As pessoas estão preocupadas com o impacto que podem gerar, e uma das soluções que encontraram é renovar o guarda-roupa através de brechós, dando vida a peças descartadas por outro indivíduo.

 

Conforme Hérida Oliveira, curadora do brechó Amazon Moda Circular, brechós são soluções econômicas e sustentáveis para novos hábitos de consumo. “A moda sustentável é a moda que foca em uma produção e consumo de menor impacto. Quando se reutiliza e recicla algo, o impacto é menor, já que a peça não irá gerar poluição e minimiza o desperdício. Não é apenas uma opção de consumo de roupas baratas, mas também uma forma de estar na moda que ajuda a salvar o meio ambiente”, relata a empreendedora.

 

A moda é uma expressão de criatividade, onde você pode expressar sua individualidade, então, não é só comprar em brechós ou comprar menos que gera impacto. O cuidado e a preservação são essenciais. “A sustentabilidade na moda também defende que ela tenha mais tempo de vida, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis. Quando você toma os devidos cuidados que uma peça pede, ela tende a durar anos, completando o seu estilo sem necessidade de reposição”, diz Hérida.

 

O Brasil descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), feito em 2022. A humanidade tem utilizado abundância de recursos naturais não renováveis, poluído e degradado a natureza, sem se preocupar com as consequências disso, e a indústria da moda não é diferente.

 

É importante discutir a recente explosão dos brechós, buscando compreender se estamos lidando com uma moda passageira ou um novo costume. Repensar a forma de consumo é necessário, para o bem do nosso mundo, mas não precisa afetar o guarda-roupa. Brechós como o de Hérida vem da paixão de dar uma vida nova a roupas que acredita estarem destinadas a alguém que as ame.

 

Com informações da Assessoria

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados