Grã-Bretanha confirma: mísseis Storm Shadow (até 300 kms) para a Ucrânia

Publicado por: Editor Feed News
11/05/2023 18:20:55
Exibições: 122
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, confirmou que seu país está transferindo mísseis ar-ar Storm Shadow de longo alcance para a Ucrânia.

 

Ele anunciou isso na Câmara dos Comuns, informa a Sky News .

"Hoje posso confirmar que o Reino Unido está transferindo mísseis Storm Shadow para a Ucrânia. "Storm Shadow é um míssil de longo alcance projetado para ataques de alta precisão", disse ele.

 

Segundo ele, eles "complementam os sistemas de longo alcance já transferidos, incluindo os mísseis HIMARS e Harpoon, bem como o míssil de cruzeiro Neptune de fabricação ucraniana e sistemas de longo alcance recebidos em outros lugares".

 

"A Ucrânia tem o direito de ser protegida disso (agressão russa - ed.). O uso do Storm Shadow permitirá à Ucrânia repelir as forças russas localizadas em território soberano ucraniano", disse o ministro britânico.

 

A primeira reação do Kremlin aos mísseis britânicos Storm Shadow recebidos pela Ucrânia já apareceu.

"O fornecimento de mísseis de longo alcance pela Grã-Bretanha à Ucrânia exigirá uma resposta adequada dos militares russos", disse à mídia russa o secretário de imprensa do presidente da Federação Russa, Dmytro Peskov.

 

Os mísseis Storm Shadow são um desenvolvimento conjunto da Grã-Bretanha e da França. Eles são lançados do ar e podem atingir alvos a uma distância de mais de 250 km ou 155 milhas. Assim, o Storm Shadow é apenas ligeiramente inferior aos mísseis americanos ATACMS, que Kiev há muito pede para fornecer, mas Washington recusou.

 

Com informações da Agência PRM (UA)

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados