5 sintomas de catarata que você não deve ignorar

Publicado por: Editor Feed News
15/03/2023 17:45:12
Exibições: 125
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

A catarata ocupa o primeiro lugar entre as doenças oculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, aproximadamente 40 milhões de pessoas poderão perder a visão devido à catarata.


A catarata se desenvolve de forma lenta e indolor, por isso a maioria das pessoas já a descobre no consultório do oftalmologista, quando quase perdeu a visão. Por que ocorre uma catarata e como não perder seu desenvolvimento.

 

Causas de catarata
A catarata é uma opacificação parcial ou completa do cristalino, que atua como um cristalino anatômico. Ele refrata os raios do sol, concentrando-os na retina. Permite-nos ver claramente objetos que estão próximos e distantes. Quando a lente fica turva, a acuidade visual diminui gradualmente e, se não for substituída por uma lente artificial, a pessoa fica cega.

 

A catarata é um processo patológico causado pelo envelhecimento do corpo (a composição bioquímica das lentes muda, que consiste principalmente em proteínas e água). A ausência de catarata relacionada à idade após os 50 anos é uma exceção à regra. Porque a idade é a principal razão para o seu desenvolvimento. Segundo as estatísticas, após 70 anos até 90% das pessoas têm catarata, em 40-60 anos - cerca de 20%.

 

Dentre os motivos que contribuem para o aparecimento da catarata em qualquer idade, destacamos:

diabetes (catarata diabética);
predisposição genética;
turvação congênita do cristalino (catarata congênita);
lesões oculares e processos inflamatórios;
queimaduras nos olhos;
exposição à radiação;
exposição prolongada ao sol sem óculos escuros ou lentes;
uso prolongado de certos medicamentos, por exemplo, corticosteróides;
tabagismo, abuso de álcool;
avitaminose;
doenças endócrinas;
Síndrome de Down, etc


A catarata se desenvolve lentamente e sem dor, então as pessoas não percebem imediatamente que a qualidade da visão se deteriorou. Os primeiros sintomas perceptíveis aparecem dentro de vários meses ou até um ano.

 

sintomas de catarata
A catarata pode afetar um ou ambos os olhos. Se ambos os olhos forem afetados, a catarata progride em seu próprio ritmo em cada um deles. Por causa disso, a acuidade visual em cada um deles é visivelmente diferente.

 

O primeiro sintoma que deve alertá-lo é o efeito de embaçamento ou vidro embaçado , que não desaparece com o uso e a troca posteriorcopos Indica turvação da lente.

 

O segundo sintoma é o aparecimento de brilho. Em clima ensolarado ou perto de uma fonte de luz brilhante, halos ou listras brancas aparecem na frente dos olhos. Os olhos tornam-se sensíveis à luz.

 

O terceiro sintoma é a diminuição da sensibilidade da cor e a perda do contraste da imagem. As imagens desaparecem, borram. Com o tempo, é difícil para uma pessoa determinar a intensidade de uma cor ou distinguir cores com tonalidades semelhantes. Você também tem que forçar os olhos para ver os contornos dos objetos de longe, pequenos detalhes ou elementos de perto. Por exemplo, linhas em um livro ou pasta de trabalho, design de botão.

 

O quarto sintoma é a deterioração da visão crepuscular e noturna . Com o início da escuridão, objetos e objetos perdem a clareza, fundindo-se com a escuridão. Flashes brancos podem aparecer.

 

O quinto sintoma é uma melhora temporária da visão . É nesses momentos que as pessoas adiam a visita ao oftalmologista, por acreditarem que não é mais necessário. Mas ignorar os sintomas da catarata leva à cegueira no futuro. Se você tiver pelo menos um sintoma que se encaixe na descrição de catarata, consulte um médico.

 

Tratamento e prevenção
A única opção eficaz para o tratamento da catarata é a cirurgia, durante a qual é realizada uma pequena micropunção na concha ocular de até 2 milímetros de tamanho. A lente natural turva é retirada com o auxílio de um laser (ultrassom), substituindo-a por uma artificial, a chamada lente intraocular. E uma lente intraocular é instalada em seu lugar.

 

A operação dura de 2 a 15 minutos.

A operação é facilmente tolerada, pois é realizada em regime ambulatorial, sob anestesia local, e a qualidade da visão melhora quase imediatamente.

 

No caso de uma catarata inicial, às vezes são usados ​​​​colírios, que suspendem o processo de opacificação do cristalino. No entanto, as gotas apenas retardam o processo, que continua a se desenvolver. Portanto, se você foi diagnosticado com "catarata", tente se preparar para a cirurgia. Não é necessário esperar que a visão desapareça completamente e a catarata "amadureça", para usar métodos populares de tratamento. Uma catarata madura leva ao desenvolvimento de glaucoma (dano irreversível aos nervos ópticos), fixação inadequada da lente artificial durante a cirurgia ou ruptura de ligamentos.

 

Hoje, não existem medicamentos ou regras claras que ajudem a evitar o desenvolvimento de catarata. Mas você pode:

coma uma dieta balanceada - coma alimentos ricos em ácidos ômega-3, vitamina A;


deixar de fumar e minimizar o consumo de álcool;


faça ioga para os olhos;


use óculos de sol que protejam contra três tipos de raios UV: UVA, UVB e UVC;


monitorar o estado geral de saúde e o desenvolvimento de doenças existentes;
use gotas hidratantes.


E a regra mais importante é consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, pois a catarata pode se desenvolver em qualquer idade, independentemente do estilo de vida. O tratamento profissional oportuno ajudará a preservar a visão e a qualidade de vida.

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados