A importância do CÚ... Calma! Não é isso que você pensou!

Publicado por: Editor Feed News
11/08/2022 18:55:59
Exibições: 88
Agencia Brasil
Agencia Brasil

Sete estados brasileiros e o Distrito Federal já emitem o novo documento de identidade Nacional CÚ Carteira de Identidade Nacional

 

O novo documento, RIC (Cadastro de Identidade Civil), ou popularmente conhecida como CÚ - Cadastro Único é o número único de registro de Identidade Civil pelo qual os brasileiros serão identificados em suas relações com a sociedade e com os órgãos públicos ou privados.

 

O RIC ou cadastro único dos brasileiros apresenta avanços tecnológicos que posicionam o Brasil na vanguarda da identificação civil, conta com a adesão da maioria dos estados, com exceção de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Sem a participação desses estados, o RIC não atenderá a 37% da população brasileira, contrariando as intenções de unificação de identidade civil do Governo Federal, o novo modelo de Identificação, é desenvolvido pelo Ministério da Justiça. 

O CÚ como está sendo conhecido ou RIC será emitida em duas versões: física e digital, ambas com o mesmo layout e segurança. As duas versões possuem um QR Code que permitirá checar se a identidade é autêntica, e se foi furtada ou extraviada.

Versão física: Atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. 

Versão digital: Obtida por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.


Você, que está de saco cheio de ter que decorar números como CPF, RG, Título de Eleitor, Cartão de Crédito, PIS, CNH, senhas, etc...Vai ficar feliz com esse projeto do Governo Federal sobre deixar a nação com o CÚ  na na mão ! Este projeto visa acabar com a burocracia de uma vez por todas, o dando a cada brasileiro um CÚ Nacional.

Veja só como o CÚ será importante na sua vida:

No começo, você usará o CÚ apenas para as necessidades básicas, mas com o tempo poderá ver e usufruir das inúmeras utilidades que o CÚ lhe proporciona.

Ao requerer um empréstimo, por exemplo, é só dar o seu CÚ para o gerente que logo, logo, através de uma simples consulta à Central do CÚ, ele estará disponibilizando um montante compatível com o seu CÚ (Cadastro Único).

Quando você fizer uma compra, é só falar para o atendente: “Põe no meu CÚ, por favor”, e suas compras estarão pagas.

Tudo será debitado no seu CÚ.

O seu CÚ (Cadastro Único) servirá também como identificador. Numa blitz da polícia, por exemplo, quando você for parado, em vez de ficar procurando centenas de documentos, basta mostrar o CÚ.

Além disso, o seu CÚ servirá também para a causa da segurança, pois um bandido saberá que poderá ser facilmente reconhecido pelo seu CÚ, que será inutilizado por um período previsto por lei. Isso intimidará o larápio, pois, afinal, quem tem CÚ tem medo.

Mas tudo isso tem um preço.

O popular CÚ ou RIC terá um número próprio, único, com dez dígitos e válido em todo o território nacional. O documento também contará com um chip, semelhante aos cartões de banco. Entre as vantagens do novo sistema, além da unificação da identificação, está a possibilidade do voto em trânsito, que ocorre quando o cidadão não está em seu domicílio eleitoral. O novo cartão deve custar aproximadamente R$ 14,00.


Já imaginou quantos documentos foram simplificados com o seu  CÚ? 

Todos os dados que você tem, por exemplo, serão armazenados no seu CÚ. Por isso mesmo, seriam contratados os maiores técnicos em inserção de dados do mundo para que tudo que entrar no seu CÚ entre de forma rápida e discreta.


Quando você quiser comprar algo, entre na loja e diga ao vendedor que você quer comprar algo, mas não tem dinheiro e quer fazer um financiamento, aí então o vendedor irá pedir o seu CÚ, aí você dá seu CÚ para ele, que irá consultá-lo no SPC (Serviço de Proteção ao CÚ), com isso ele irá ver se seu CÚ está limpo ou sujo, caso esteja sujo você terá que se retirar rápido de lá, se estiver limpo ele te dará um grande sorriso.

Agora chegou o momento de você se perguntar: “Será que eu estou preparado para usar o meu CÚ?”

Se você achar que sim, entre em contato com os órgãos de segurança governamentais responsáveis que eles providenciarão para que você possa usufruir e gozar dos beneficos do seu CÚ, imediatamente.

No início, você vai achar estranho tanta gente pedindo o seu CÚ (Cadastro Único de Identificação Nacional).

Mas não tenha medo de apresentar o seu CÚ sempre que solicitado.

Você vai acabar gostando da novidade. O projeto CÚ é, antes de tudo, patriótico, além dos bancos e
comércio, o governo é quem mais vai usufruir dos benefícios do seu CÚ (cadastro Único)

Mas tenha cuidado! Vê se não se entusiasma e sai por aí mostrando o seu CÚ para todo
mundo...

 

Por Mike N.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados