Como ter um dia poderosamente eficaz

Publicado por: Editor Feed News
22/07/2022 11:55:56
Exibições: 104
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Por Léo Babauta


Muitas pessoas com quem converso estão descontentes com sua capacidade de fazer as coisas em suas vidas. Eles sentem que estão perdendo muito tempo, nunca fazendo nada importante.

 

O que eu gosto de brincar é a ideia de ter um “dia poderosamente eficaz”.

É um grande tópico, provavelmente digno de um livro inteiro, mas neste post vou estabelecer alguns dos principais princípios e táticas.

 

Se você puder segui-las – imperfeitamente e com prática – você transformará o quão eficaz você é em sua vida. Esses princípios e táticas são simples e poderosos, mas exigem sua devoção sincera a eles.

 

Vamos mergulhar.

Princípio 1: Alinhe seus alvos
Você não pode ser eficaz se estiver trabalhando em coisas sem importância. Você tem que trabalhar nas coisas que importam. Mas como saber o que importa?

 

A tática é escolher de 1 a 3 tarefas por dia que se alinhem com seus objetivos. Veja como funciona:

Defina metas de médio prazo para si mesmo – 6 meses a um ano. O que você quer criar em sua vida e no mundo? Estes podem ser objetivos de trabalho de propósito, objetivos pessoais, etc.


Defina metas mensais que se alinhem com as metas de longo prazo. Em seguida, metas semanais que se alinham com o mês. Isso requer uma sessão mensal de revisão/planejamento e uma sessão semanal.

 

Defina lembretes.
Todos os dias, escolha de 1 a 3 tarefas que se alinhem com suas metas semanais.
É um sistema bastante simples, não revolucionário, mas o que significa é que todos os dias, você está se aproximando do que mais importa. Todos os dias, você está eliminando tarefas que são significativas e eficazes.

 

As sessões diárias, semanais e mensais só precisam levar 5 minutos, uma vez que você entre no clima. As sessões anuais ou de 6 meses podem demorar um pouco mais, porque você deseja refletir um pouco sobre o que realmente deseja.

 

Hoje, você pode definir uma meta mensal para si mesmo e uma meta semanal alinhada a essa meta. Em seguida, escolha uma tarefa que o ajudará a atingir essa meta semanal.

 

Princípio 2: Crie o Hábito do Foco
Uma vez que você sabe no que precisa se concentrar, agora é uma questão de realmente se concentrar. Mas esse hábito de foco não se aplica apenas às 1-3 tarefas que o movem em direção aos seus objetivos... se você usar esse hábito em todos os lugares, criará um dia extremamente eficaz. Eu uso a tarefa com e-mail, mensagens, escrevendo este post no blog, gravando vídeos para meus cursos, lendo livros e treinos.

 

Veja como funciona em um nível tático:

Escolha uma coisa para focar. Este é um primeiro passo muito importante, porque a maioria das pessoas nunca faz isso.


Vá para o modo de tela cheia. Faça disso a única coisa em seu mundo. Dedique-se a esta tarefa.
Esses são os únicos passos. Se você fizer isso com tudo o que faz, incansavelmente, será poderosamente eficaz. Especialmente se você estiver fazendo 1-3 tarefas por dia que se alinham com metas de longo prazo.

 

A maioria das pessoas ignorará essa tática, mas não o faça. É a chave para todo o sistema simples.

 

Dito isso, também não ignore a próxima seção!

Aliás, recentemente lancei a versão 2.0 do meu curso Mindful Focus, onde trabalhamos exatamente esse hábito… é um bônus para os membros da minha Fearless Living Academy . Inscreva-se hoje para uma enorme biblioteca de cursos poderosos, uma grande comunidade e acesso ao Mindful Focus 2.0.

 

Princípio 3: Ilumine cada sessão de foco
Uma vez que você está na sessão de foco para uma tarefa específica... você pode ter a tendência de tentar acabar com isso. Há uma sensação de fazer o que você “deveria” fazer, fazer uma tarefa, talvez uma sensação de fardo.

 

Quem quer fazer algo assim? Não é à toa que procrastinamos e nos distraímos. Isto é chato.

 

Em vez disso, sugiro encontrar uma maneira de iluminar as sessões de foco. Faça-os ganhar vida.

 

Isso significa trazer uma abordagem diferente e mais viva para cada tarefa. Algumas ideias:

Brincar – como isso pode ser divertido?
Facilidade - como isso poderia ser fácil?
Curiosidade – como você poderia aprender algo enquanto faz isso?
Maravilha - quão incrível é a vida ??
Serviço – como isso está servindo às pessoas com quem você se importa?
Amor – como isso é uma expressão do seu amor?
Conexão – como essa tarefa está conectando você a outras pessoas?
Criação – como você pode trazer a alegria de criar algo para isso?


Outras ideias: dança, música, espaço, paz, compaixão, abundância.

Ou invente a abordagem que te ilumina. Traga um senso de experimentação e curiosidade para encontrar as abordagens que funcionam para você.

 

Princípio 4: Crie uma sensação de vitalidade para o seu dia
Esses princípios/táticas são ótimos para quando você está se concentrando em algo… mas nossos dias são mais do que tarefas. Há vida que está sendo vivida, o dia todo.

 

Por isso, acho importante não focar apenas nas tarefas individuais… mas na sua experiência de todo o dia. Uma abordagem unificadora para ter um dia poderoso. E para mim, essa abordagem é maravilha e vivacidade.

 

Muitas pessoas vão ignorar isso porque não entendem como isso o torna mais eficaz. Não podemos nos deixar esquecer do poder de sentir uma sensação de bem-estar, nos sentir inspirados, nos sentir conectados aos outros e nos sentir conectados a um senso de significado. Essas coisas nos tornam mais eficazes?

 

Então pergunte a si mesmo:

Você tem uma sensação fundamental de bem-estar? Se não, o que você precisaria fazer para chegar lá? Sono, movimento, alguns alimentos integrais, autocuidado e um pouco de meditação?


Você sente significado e propósito no que faz? Se não, como você pode encontrar o significado no que faz ou mudar para algo que pareça mais significativo?


Quão conectado você se sente com outras pessoas em sua vida com as quais você se importa? Se isso estiver faltando, você pode tomar medidas para aumentar a conexão? De qualquer forma, você pode sentir mais conexão com os outros ao fazer seu trabalho significativo?


Quão inspirado e vivo você se sente ao longo do dia? Como você poderia trazer mais disso para o seu dia, se está faltando?


Para mim, depois de me certificar de que as três primeiras coisas desta lista foram atendidas (meus fundamentos)... concentro-me no quarto item. É aqui que posso obter o maior retorno do meu investimento de esforço. Se estiver faltando nas três primeiras áreas, concentre-se nelas primeiro, porque elas lhe darão o maior retorno. (Mais uma vez, minha Fearless Living Academy é o que eu recomendo para isso.)

 

Como podemos nos sentir mais inspirados e vivos durante o dia? Para mim, eu jogo com essas práticas:

Maravilha - como posso ver maravilha em tudo
Curiosidade — como posso aprender algo a cada momento?
Amor – como posso trazer amor em tudo que faço?
Vivência – como posso me sentir iluminado sobre minha vida?
Essas quatro coisas são minhas favoritas. Mas também brinco com outras coisas – aventura, brincadeira, expansividade, alegria. É tudo poderoso!

 

Quão vivo você gostaria de se sentir hoje? E como isso poderia contribuir para um dia poderosamente eficaz para você?

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados