Semana Cultural Acessível visibiliza e inclui pessoas com deficiência

Publicado por: Editor Feed News
16/09/2016 17:59:09
Exibições: 762

Em sua segunda edição, o evento promoverá diversas atividades no Espaço Xisto Bahia, celebrando os dias do Teatro Acessível, da Luta da Pessoa com Deficiência e dos Surdos.

 

Espetáculos, mostras artísticas, oficinas, exibição de filmetes, contação de histórias e rodas de conversas sobre acessibilidade. Esse vai ser o clima no Espaço Xisto Bahia a partir da próxima segunda-feira (19), até o sábado (24), onde acontecerá a segunda edição da Semana Cultural Acessível, em celebração aos dias nacionais do Teatro Acessível (19/09), da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), e dos Surdos (26/09). As inscrições para oficinas, entrada de palestras e espetáculos podem feitas na bilheteria dos locais onde as atividades serão realizadas.

 

Idealizado pelo Perspectivas em Movimento, e realizado em parceria com o Espaço Xisto, juntamente com as bibliotecas administradas pela Fundação Pedro Calmon, as secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Cultura (Secult) e outras entidades, o evento tem como objetivo proporcionar maior visibilidade e e inclusão de pessoas com deficiência oferecendo oportunidades de crescimento artístico e protagonismo dentro da cena cultural baiana . Para isso, conta com produções concebidas e executadas por pessoas com as mais diversas deficiências em variados campos: poesia, música, artes visuais, capoeira, teatro e outras manifestações.

 

As atividades de cunho artístico-cultural e formativo serão promovidas em Salvador (Espaço Xisto, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Biblioteca Juracy Magalhães, Palácio Rio Branco, no Cine Teatro Solar Boa Vista e Espaço Cultural Alagados), em Santo Amaro (Teatro Dona Canô), Lauro de Freitas (Cine Teatro ) e Mutuípe (Casa de Cultura).

 

Programação - A abertura do evento, no dia 19, às 14h, contará com a presença do superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da (Sudef/SJDHDS), Alexandre Baroni, que será o mediador da mesa redonda sobre o Primeiro Ano da Lei brasileira da Inclusão. Na parte da manhã, no foyer do Espaço Xisto, haverá a exposição dos quadros da artista-mirim baiana, Luisa HageVieira, de cinco anos.

 

Na terça-feira (20), o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), vinculado à SJDHDS, ministrará oficina sobre Música para Pessoas com Deficiência Intelectual, na Sala Multiuso do Espaço Xisto, às 15h. Também está previsto um concerto do Grupo Experimental CAIS, do Neojiba, no penúltimo dia da ação (23), às 19h na Sala Principal.

 

Segundo Alexandre Baroni (Sudef), a Semana Cultural Acessível é uma iniciativa muito importante “porque possibilita e estimula a discussão com toda a sociedade e com as pessoas que trabalham nessa área, sobre as questões novas de acessibilidade, as questões que estão postas, as dificuldades que existem e, enfim, sobre os avanços que a gente tem na área da pessoa com deficiência e a cultura”.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

  • Semana Cultural
Tags:

Mais vídeos relacionados