Carlinhos Brown se apresenta em Tenerife e em Milão | TVSOTEROPOLITANA.com The Mobile Television Network

Festival Culture & Business Pride e Milano Latin Festival recebem o multi-instrumentista na Europa, nos dias 17 e 19 de junho, respectivamente,com shows reunindo canções autorais carnavalescas   Carlinhos Brown, nome fundamental para a cultura brasilei...

show, cultura

Carlinhos Brown se apresenta em Tenerife e em Milão

Publicado por: Redação
05/06/2022 13:46:42
Divulgação
Divulgação

Festival Culture & Business Pride e Milano Latin Festival recebem o multi-instrumentista na Europa, nos dias 17 e 19 de junho, respectivamente,com shows reunindo canções autorais carnavalescas

 

Carlinhos Brown, nome fundamental para a cultura brasileira e mundial, estará na programação da quinta edição do festival Culture & Business Pride, no dia 17 de junho, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, apresentando sucessos carnavalescos que marcaram sua trajetória musical. Além deste Concerto Internacional pelos Direitos Humanos Igualitários, o multi-instrumentista, que já reuniu quase dois milhões de pessoas nas ruas europeias no início dos anos 2000, se apresentará também em Milão, na Itália, no dia 19 de junho, no Milano Latin Festival.

 

Ao longo destas quatro décadas dedicadas à música, Carlinhos Brown, que completa 60 anos em 2022, consagrou-se como cantor e compositor, e também por suas revitalizações rítmicas, sua atuação como arte-educador, e pela exuberância das suas performances. “A música respira entre nós, e é a partir desse fôlego e desse ar, que trago uma rememorização de um Carnaval que existe em nós para além dos calendários, e só se renova com enorme frescor", conta Carlinhos, que estará acompanhado, neste show em Tenerife, pelos músicos Jaguar Andrade, Lucas Vinicius, Abará, Danilo Gualberto e Raysson Lima, além de Thiago Pugas, seu coprodutor e parceiro fiel.

 

Primeiro músico brasileiro Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, Carlinhos Brown deu os primeiros passos na carreira internacional ainda na década de 1980, ao participar de turnês com Caetano Veloso, nos discos “Caetano” (1987) e “Estrangeiro” (1989). Em 1992, depois de lançar a Timbalada, gravou com os músicos de jazz Wayne Shorter, Herbie Hancock, Bernie Worrell e Henry Threadgill o disco Bahia Black, composto também pelo Olodum. Em temporada em Nova York, Brown tocou com Marcus Miller, Bob James, Anthony Jackson, Lee Ritenour e Bill Laswell.

 

Sua primeira turnê solo levou o lançamento do disco Alfagamabetizado (1996), lançado pela Virgin France, para mais de 30 shows entre a Europa e os Estados Unidos. Entre 2004 e 2005 realizou carnavais na Espanha, reunindo mais de um milhão e meio de pessoas nas ruas de Madri e Barcelona. Em 2006, foi convidado para percorrer seis cidades espanholas, entre elas Bilbao e Valencia, junto a personalidades como Rafael Nadal e Fernando Alonso, para lançar o Carnaval Movistar.

 

Em 2008, Carlinhos Brown participou do primeiro carnaval das Ilhas Canárias e da primeira edição do Rock in Rio, em Madri. O sucesso na Espanha é tamanho, que o artista recebeu o título, no país, de “Rei da Espanha”, e o cineasta Fernando Trueba fez o documentário chamado “El Milagro del Candeal”, que mostra os trabalhos do artista com a comunidade onde nasceu, cresceu e desenvolveu revitalizações socioeducativas e musicais, entre ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. A produção ganhou o Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol, e a relação de Carlinhos com a Espanha, fortaleceu ainda mais os laços do país com o Brasil. Carlinhos esteve, também, no Milano Latin Festival em 2011, quando esteve entre cinco festivais na Europa e na África, em menos de dez dias.

 

Em 2022, entre outras novidades, Carlinhos Brown vai assinar a trilha sonora da nova adaptação de Orfeu Negro para a Broadway, ao lado da cantora e compositora norte-americana Siedah Garrett. Com estreia prevista para a temporada 2023-2024, Orfeu Negro será o primeiro musical brasileiro na história da Broadway.


Por Isa Lorena

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários