Exposed, entenda esta nova forma de cyberbullying e suas consequências

Publicado por: Editor Feed News
03/02/2022 11:47:57
Exibições: 55
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Exposed: é a moda da vez para expor os adolescentes nas redes sociais

 

 Você já ouviu falar em exposed? Trata-se da exposição de uma pessoa nas redes sociais. Essa tendência surgiu para expor famosos que tinham comportamentos duvidosos, mas agora tem sido também uma prática comum entre os adolescentes e anônimos. 

 

Para entender melhor, imagine duas amigas próximas, que trocam mensagens confidenciando inseguranças e medos. Num determinado momento, elas têm um conflito e, em vez de conversarem, uma delas faz print de trechos das conversas e monta um verdadeiro dossiê das angústias da outra. Esse material é postado na rede social numa conta criada anonimamente. 

 

“Logo, as dores mais íntimas da adolescente agora são públicas. E assim se esvai a sua privacidade e a jovem é nocauteada pelo constrangimento e desrespeito. O mesmo acontece com os meninos. Há formas menos elaboradas de exposed, como simplesmente viralizar uma tela de conversa, ou um áudio encaminhado que passa a circular entre os amigos. De uma forma ou de outra, a exposição se torna inevitável e as consequências dela também”, explica Gabriela Azevedo - Psicóloga e Coordenadora da Academia de Talentos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). 

 

Exposed é Cyberbullying

Exposed é uma forma de cyberbullying e, como toda forma de bullying, tem como intenção machucar o outro emocionalmente. Mas o cibernético é ainda mais estressante para a vítima, já que se trata de uma exposição pública e incontrolável. Além de não haver limites de visualizações, as postagens podem ainda ser anônimas, encorajando pessoas que presencialmente não praticariam o bullying. Outro agravante é a difícil remoção dos conteúdos virtuais e os algoritmos que podem alavancar a exposição. 

 

“A adolescência é uma fase em que os jovens querem e precisam ser parte da turma, mas, ao sofrerem cyberbullying, eles têm sua autoimagem desconstruída perante todos e sua segurança, que ainda estava em construção, rapidamente desaparece. Como consequência, o jovem pode vir a desenvolver um quadro de depressão, crises de ansiedade, mutilações, transtornos alimentares e até mesmo tentativas de suicídio”, alerta Gabriela. 

 

De acordo com o portal ReachOut, apenas 1 em cada 10 adolescentes conta para seus pais sobre situações de cyberbullying vividas. O silêncio acontece por medo de não acreditarem neles, por estarem envergonhados ou com receio de terem o problema minimizado pelos pais. Mas é possível ajudá-los. 

 

“Ao perceber que seu filho não está bem, que anda calado, incentive-o a falar e queira genuinamente ouvi-lo. A partir do momento em que ele compartilhar com você a exposição sofrida, acolha, não busque justificativas, pois não há nada que possa justificar a humilhação vivida. Se perceber que o adolescente apresenta traços depressivos ou de ansiedade, busque ajuda profissional. A sensação de humilhação e constrangimento vivenciados por ele podem deixar sequelas importantes em sua saúde emocional”, alerta a psicóloga.

 

Prevenção

Hoje é muito comum adolescentes falarem com outros jovens pelo Instagram, Tik Tok e outros aplicativos que pouco conhecemos. Então converse com seus filhos e alerte sempre sobre o risco de falarem com pessoas que ainda não conhecem pessoalmente, pois não sabemos de fato quem está do outro lado da tela. “Tenho relatos de consultório de adolescentes que descobriram estar conversando com adultos, ou com perfis fakes criados por colegas da escola para mera "zoação". 

 

Portanto, alerte o seu filho a trocar confidências com amigos pessoalmente, deixando para mensagens de whatsapp apenas conversas triviais. Lembrem que, hoje, o que os olhos não veem a amiga faz print”, conclui a especialista.

 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: