Jovem macaca dá violento golpe de estado e torna-se a primeira líder do seu clã

Publicado por: Editor Feed News
26/01/2022 11:18:31
Exibições: 95
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

A jovem fêmea lutou contra a sua própria mãe e quatro machos, para se apoderar do controlo das suas “tropas”. Mas agora o seu reinado está em risco.

 
 

Segundo a Live Science, no sul do Japão, uma jovem macaca fêmea alterou as normas sociais, ao tomar o controlo da sua tropa de 677 membros, através de um violento golpe de estado de primatas.

 

Agora, o seu império violentamente conquistado pode-se desmoronar, devido a uma força imparável da natureza — a época de acasalamento.

 

Yakei, a fêmea de 9 anos de idade, vive numa reserva japonesa chamada Jardim Zoológico Natural Takasakiyama, onde passou o último ano a reinar como a primeira líder feminina, nos 70 anos de história do parque.

 

Segundo o New York Times, a macaca ascendeu ao trono a 21 de janeiro. Depois de agredir a sua própria mãe e de assumir o papel de líder na tropa, Yakei embarcou numa violenta vingança contra os quatro maiores machos, assumindo finalmente a cobiçada posição alfa da tropa.

 

 

Yakei conseguiu a posição de líder feminina depois de atacar Nanchu, um macho  de 31 anos de idade, que tinha governado a tropa durante cinco anos.

 

As aquisições hostis por parte de primatas fêmeas são excepcionalmente raras na sociedade de primatas japoneses, com muito poucos casos registados antes do golpe de Yakei, afirmou Yu Kaigaishi, investigador da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência.

 

Os macacos japoneses (Macaca fuscata), também conhecidos como macacos da neve pelo seu hábito de se deliciarem nas fontes termais quando cai neve, vivem em sociedades estritamente hierárquicas, explicou Kaigaishi.

 

Os macacos de nível superior têm maior acesso a alimentos e companheiros. A classificação de um macaco é geralmente determinada pelo tempo que passou numa tropa em particular, enquanto os macacos fêmeas herdam a classificação imediatamente abaixo da sua mãe.

 

Por vezes, os macacos podem conseguir ocupar postos de liderança mais elevados, através da violência.

 

Estas lutas pela posição hierárquica são quase exclusivamente entre machos, referiu Kaigaishi. Razão pela qual a ascensão de Yakei ao poder foi simultaneamente chocante e emocionante para os investigadores que acompanharam o seu caso.

 

Depois de derrubar o macho superior, Yakei até começou a exibir comportamentos tradicionalmente masculinos, tais como andar com a cauda para cima e abanar ramos de árvores com o seu corpo, contaram os especialistas da reserva.

 

Contudo, a posição de Yakei pode estar em perigo durante o caos que é a época de acasalamento — que normalmente decorre entre novembro e março.

 

Segundo os investigadores, um macho de 18 anos chamado Luffy tem vindo a fazer avanços indesejados e a cortejar Yakei desde o início da época de acasalamento deste ano. A rainha Yakei, entretanto, parece ter medo de Luffy.

 

“Observei que Yakei mostrava uma expressão facial de medo, típica de indivíduos subordinados contra Luffy”, afirmou Kaigaishi. “Também observei Luffy empurrar Yakei para longe para monopolizar a comida“, acrescentou.

 

É possível que Luffy esteja a tentar destronar Yakei, para se erguer como o novo alfa da tropa, sublinharam os investigadores.

 

Ou pode ser apenas uma simples questão de namoro, com Yakei a mostrar a Luffy que não está interessada nas suas “macaquices”. Por agora, Yakei agarra-se à sua coroa.

 

Por   ACL, originalmente publicado por: Planeta ZAP //

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Notícias relacionadas