Calculadora online prevê o risco de desenvolvimento de demência

Publicado por: Editor Feed News
05/07/2021 17:44:53
Exibições: 229
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

Com o envelhecimento, uma das coisas que mais assusta a população em geral é a demência. No mundo, a cada ano, é diagnosticada demência a cerca de 10 milhões de novas pessoas. Apesar de ainda não haver cura, agora já há uma forma de prever quem será afetado.

 

A demência é incurável e, apesar dos avanços científicos dos últimos anos, os cientistas ainda não conseguiram retardar o seu aparecimento.

 

Contudo, há uma arma que pode ser usada: a prevenção. De acordo com vários estudos, um terço dos casos de demência são evitáveis ​​através da minimização de fatores de risco e escolhas de estilo de vida, o que pode salvar milhões de vidas, caso estas opções sejam tomadas o mais rápido possível.



Neste sentido, tendo em conta os traços comportamentais e pré-existentes conhecidos, os cientistas do Hospital de Ottawa conseguiram criar uma calculadora online que é capaz de apresentar a probabilidade de um indivíduo com mais de 55 anos desenvolver demência.

 

A calculadora foi desenvolvida e validada como parte de um estudo, que posteriormente foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.

 

A criação de uma calculadora preditiva sem dados genéticos não é uma tarefa fácil, refere o IFL Science, mas não foi uma missão impossível para esta equipa.

 

Os investigadores compilaram os resultados de uma amostra de 75.460 entrevistados, de modo a procurar correlações, e encontraram 8.448 casos de demência, aos quais foi aplicado um algoritmo para encontrar fatores de risco. Estes incluem a idade, consumo de substâncias, dieta, indicadores de saúde mental ou situação sócio-económica.

 

No entanto, tal como em todos os estudos, a calculadora tem limitações.

 

Os especialistas expressaram preocupação de que o modelo possa ser “super-dimensionado”, sendo que também existem fatores de risco fortemente correlacionados à demência que não foram incluídos.

 

O resultado da calculadora DemPoRT não é 100% certo, por isso, alerta a equipa, o utilizador não deve ficar em pânico se o resultado por menos positivo.

 

O principal objetivo da calculadora online é que esta seja usada como uma ferramenta para adaptar o estilo de vida e melhorar o comportamento em diversos aspetos do quotidiano.

 

 

Originalmente publicado por: Planeta ZAP

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados