Do “Elefante Branco” para o símbolo da Justiça: Fórum Ruy Barbosa

Publicado por: Editor Feed News
08/02/2021 17:30:31
Exibições: 135
Reprodução Internet
Reprodução Internet

Amanda Rangel Canário*

Aproveitando que hoje é dia de #tbt me pego com uma saudade de caminhar pelos corredores do Fórum Ruy Barbosa fazendo as diligências e participando das audiências presenciais.

 

Mas, vocês sabem a história do prédio?

 

No início da sua construção nos anos de 1934, muitos diziam que o então governador da Bahia, Otávio Mangabeira tinha construído um elefante branco no meio da cidade, com o incentivo do Desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt (1866 – 1957) , presidente do PJBA, que na época era chamado de Corte de Apelação.

 

Então, quinze anos mais tarde, em 05 de novembro de 1949, foi inaugurado o Fórum Ruy Barbosa, localizado no bairro de Nazaré, aqui na Capital baiana durante as comemorações do centenário do jurista baiano Ruy Barbosa.

 

O local foi sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) até os anos 2000 e coleciona diversas curiosidades, entre elas: abriga os restos mortais de Ruy Barbosa e da esposa Maria Augusta Viana Bandeira, trazidos do Rio de Janeiro; possui uma biblioteca com mais de 45 obras, salões nobres para realização de solenidades e julgamentos, bem como o Memorial do Poder Judiciário, com mais 80 peças históricas.

 

É meus caros, realmente, o Fórum Ruy Barbosa é um símbolo para o nosso Judiciário!

 

*Advogada inscrita na OAB/BA. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Pós graduada em Direito Aplicada aos Serviços de Saúde pela Universidade Estácio de Sá. Estudante do MBA em Comportamento do Consumidor pela Facuminas

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados