Carlinhos Brown | Retrospectiva 2020

Publicado por: Editor Feed News
30/12/2020 14:23:40
Exibições: 129
Divulgação
Divulgação

Carlinhos Brown foi além das lives em 2020 e teve o ano marcado por lançamentos, novos projetos, experimentos musicais e grandes parcerias

 

Um ano atípico, marcado por uma pandemia global sem precedentes, que trouxe perdas e instabilidades das mais variadas, 2020 foi também tempo de ressignificações, onde as artes, em suas diversas linguagens, mostraram de forma ainda mais intensa o seu valor exponencial. Para o cantor, compositor, multi-instrumentista e artista visual Carlinhos Brown, esse foi um ano de muito trabalho e consciências reativadas, onde ganhou mais tempo com os filhos e também para revisitar sua vasta obra, entre lançamentos, novos projetos e experimentações, novas composições e muitas parcerias musicais.

 

“Mesmo trabalhando bastante, pude ficar também mais ao lado dos meus filhos, e pude ver um crescimento artístico familiar que eu acreditava demais, mas não conseguia acompanhar tão de perto antes”, conta Carlinhos, ressaltando ainda que “momentos de dureza são também lugares potentes para os aprendizados das delicadezas”.

 

O ano começou com um belíssimo concerto apresentado no dia 1º de janeiro com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, reunindo a música popular e os ritmos afro-brasileiros, com arranjos especialmente escritos para a orquestra, no palco do Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Os dois primeiros meses do ano foram marcados também pela 13º edição da Enxaguada Du Bonfim, a celebração à Rainha do Mar com a Enxaguada de Yemanjá, o lançamento do clipe de “Paixão de Rua”, e o retorno do gênio criativo à folia momesca soteropolitana, comemorando 35 anos do Axé Music, fazendo a abertura da maior festa de rua do mundo, e também o encerramento, com o Arrastão da Meia Noite. Ainda em fevereiro, Carlinhos lançou o álbum "Axé Inventions - Àjààlà" que contou com a participação de amigos queridos como Luiz Caldas, Sarajane, Lele Tridico e o Olodum.

 

Os primeiros meses de 2020 também foram pontuados pelo lançamento das novas canções "Teia da Felicidade", "ABOTA" e “Louvada Seja Dulce”, que nasceram em momentos especiais, e também pelo início do processo de criação da Trilha Sonora do novo espetáculo da Cia. De Dança Deborah Colker, intitulado “Cura”, que tem estreia prevista para março de 2021.

 

Pracatum - Com a chegada da pandemia, a resiliência, que sempre foi uma forte característica na trajetória de vida deste mestre das sonoridades, se fez ainda mais presente. No Candeal, sua comunidade de origem e de desenvolvimento artístico, onde promoveu, ao longo da carreira, diversas revitalizações sociais e rítmicas, Carlinhos Brown lançou, através da Associação Pracatum, ainda no final de março, uma ampla campanha, nomeada “Juntos somos um só”, para arrecadação de recursos que foram destinados à aquisição de alimentos e produtos de higiene/limpeza para os moradores da comunidade, e de outras localidades de Salvador, beneficiando milhares de famílias ao longo de todo o ano.

 

“A Pracatum está sempre atuante, em movimento de adaptação, e potencializando suas ações. Meu contentamento com isso é enorme, sobretudo em momentos de grande impacto como os vividos esse ano, onde perdas e dificuldades das mais variadas se fizeram presentes, nos levando a replanejar todas as ações, mergulhar na nossa história e dela extrair sabedorias e forças”, ressalta Carlinhos.

 

Novos projetos – Acreditando no poder do foco e da concentração para buscar novas saídas, Carlinhos seguiu mergulhando no trabalho, nas criações autorais e coletivas. E na busca por novos formatos e possibilidades, nasceram as lives infantis do projeto Paxuá e Paramim, que ganharam em 2020 três edições: a primeira realizada em junho, a segunda em agosto, e uma edição especial realizada em novembro, na programação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Além das lives, o músico também lançou para o público infantil os álbuns “Paxuá & Paramim Vol. 1” e “Paxuá & Paramim - A Floresta dos Rios Voadores”, presentes em todas as plataformas digitais de música.

 

“Acredito que não há melhor momento do que esse que vivemos agora, para educar nossas crianças e propor conversas em torno da educação ambiental”, observa Carlinhos.

 

2020 também fez nascer a Live Umbalista, onde Brown reuniu composições autorais queridas do público, que ficaram conhecidas na voz de outros artistas intérpretes. Na sequência, lançou nas plataformas digitais o álbum homônimo com versões inéditas em sua voz, além do lançamento de clipes inéditos, como “Velha Infância”“Zanza” e “Muito Obrigado Axé”.

 

Entre as reformulações internas, Carlinhos apostou em três frentes administrativas para a gestão de sua carreira, unindo forças com a empresária Andrea Mota, que segue cuidando, sobretudo, dos negócios relacionados ao público infantil; Flávio Dultra, Produtor Executivo, Artístico e Cultural que segue na gestão do Selo e da Editora Candyall Music, responsável pela administração do catálogo musical e digital, direitos de imagem e autorais de toda obra do artista; e Ivanna Soutto, especialista em Gestão de Empreendimentos Criativos, Projetos e Políticas Culturais, que volta ao gerenciamento dos seus negócios artísticos envolvendo relacionamento com o mercado e criação de novos projetos, quase 20 anos após impulsionar o artista em sua carreira solo. 

 

Encontros virtuais e parcerias musicais - Entre as adaptações virtuais, o criativo Brown participou de muitas lives e webinários que foram de grande importância para sua trajetória artística e pessoal, e assim esteve presente em grandes eventos, como o Festival Nômade, SOS Rainforest LIve, Empretec Summit Brasil, Premiação do Programa PVE do Instituto Votorantim, Festival Planeta Afropunk, Live Talentos Fenae, Live Viva Dulce, Caminhos da Arte Sobradinho, entre outras, além das inúmeras parcerias realizadas para novas composições e novos experimentos musicais, com artistas nacionais e internacionais consagrados e das novas gerações, como Hotei, Junior Meirelles, Thiago Pugas, Davi Moraes, Chico Castillo, entre outros.

 

Em meio aos significativos debates, Carlinhos também participou do primeiro encontro de membros da Academia do Oscar, onde estiveram presentes as produtoras e roteiristas brasileiras Laís Bodanzky e Petra Costa, além do produtor e empresário brasileiro Rodrigo Teixeira, junto com mais de 40 membros estrangeiros da The Academy.

 

Entre essas grandes parcerias, destaque para os “Encontros Tropicais” que reuniu a Orkestra Rumpilezz, Iza, Seu Mateus, Larissa Luz, Lazzo e uma grande turma de músicos no Museu Du Ritmo, em novembro, para celebrar as ancestralidades musicais. Destaque também para o Grammy Latino, onde Carlinhos esteve presente em três álbuns de grande relevância cultural, indicados na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes: O projeto Obatalá, em homenagem à Mãe Carmem, álbum do grupo Ofá, onde interpretou a canção “O Fururu Loorere – Orixá Oxalá”; o Álbum “Autêntica”, de Margareth Menezes, onde assina a composição “Perfume de Verão”, junto com o André Lima; e o álbum “Targino sem Limites”, onde assinam juntos a composição “As mangas do nosso amor”.

 

Embaixador Ibero-Americano para a Cultura - Em novembro, mês em que completou 58 anos, Carlinhos fez a abertura do Congresso Ibero-Americano de Cultura, onde falou mais uma vez sobre a importância da união dos povos e o respeito às diversidades: “Uma honra poder participar do Congresso, pois termina sendo um exercício de auto aprimoramento da minha missão como intérprete e Embaixador Ibero-Americano para a Cultura”.

 

Brown também foi nomeado, em novembro, como primeiro Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia. “Um título muito significativo para minha trajetória, porque a busca pela preservação de valores como respeito, a não-violência, igualdade e solidariedade, é uma continuidade no meu fazer, na minha arte”, ressalta o músico.

 

Marcando o final do ano, o filme Vozes do Silêncio, de prevenção ao suicídio, protagonizado por Carlinhos, levou Ouro e Bronze no principal prêmio de publicidade da América Latina - El Ojo de Iberoamérica. E entre os momentos marcantes do mês de dezembro, destaques para a participação no Webinar Salvador Experience - Turismo 360°, onde falou sobre a capacidade de reorganização da cidade e a necessidade de expansão de seus receptivos turísticos, e o lançamento do livro Amor Raro, onde, junto com outros artistas como Fernanda Takai, Márcio Canuto, Mario Sergio Cortella e Mauricio de Sousa, narrou histórias de famílias que convivem com a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).

 

The Voice – Para o Time Brown, os programas deste ano, em suas versões adulto e kids, ficaram marcados por grandes vozes. A versão Kids, finalizada em outubro, resultou na vitória do Time Brown, na voz de Kauê Penna. Na versão adulto, as batalhas reservaram inúmeras surpresas, e entre os destaques, a participação da indígena Thaline Karajá, marcada com o pedido de desculpas feito por Carlinhos em nome de todos os brasileiros, com relação ao tratamento dado aos povos indígenas. Na Final, o Time Brown foi representado por outra potência musical, o cantor Izrra, cuja passagem pelo programa também reservou momentos de grande emoção.

 

Na noite de Natal, uma edição especial do programa levou muita música e mensagens de esperança para as famílias brasileiras, reunindo no palco, técnicos e talentos revelados na nona edição do The Voice Brasil.

 

O The Voice Brasil foi também palco para o lançamento da canção “Naraiana”, que também ganhou as plataformas digitais, além de clipe inédito gravado em Salvador e Miami, com Chico Castilho (do lendário grupo cigano Gipsy Kings), com participação do americano-cubano Emílio Estefan.

 

Fechando o ano com vibrações positivas - Dezembro também trouxe o “Troféu Você e a Paz”, honra cedida pela Mansão do Caminho e pelo mestre Divaldo Franco, e para vibrar positivamente para a chegada de um novo ciclo, Carlinhos se juntou a um time de peso que reuniu nomes como Alejandro Sanz, Daniel, Di Ferrero, Fábio Jr., Nando Reis, Roberta Miranda, Rodrigo Faro, Sandra de Sá, Rogério Flausino, entre outros, para lançar a música “Avião”, parte de uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja mensagem nos alerta de que é possível construir um futuro melhor e superar os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus, quando as pessoas trabalham juntas.

 

Novidades para 2021 - Responsável por reposicionar a música percussiva no cenário nacional, ao longo de uma potente trajetória artística que dedica aos mestres encontrados no caminho, tendo lugar cativo e especial seu Mestre Pintado do Bongô, Carlinhos prepara novidades para 2021, ano em que o seu primeiro álbum, o “Alfagamabetizado”, completará 25 anos.

 

Entre as novidades que estão sendo preparadas para o novo ano, Carlinhos vai ministrar um curso sobre música e cultura ancestral através da plataforma digital internacional Doméstika, onde ensinará como cada aluno poderá criar suas próprias rítmicas musicais. “Vamos juntos fazer de 2021 um ano de mais amor, mais solidariedade e de novas criações que vibre o positivo. Precisamos seguir reagindo com arte”, completa o mestre criativo.

 

Por Isa Vergasta

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados