Alisar e pintar cabelos podem aumentar o risco de câncer da mama

Publicado por: Editor Feed News
10/12/2019 13:20:28
Exibições: 100
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comumente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de câncer da mama, especialmente em mulheres negras.

 

Muitos produtos capilares contêm compostos que desregulam o nosso sistema endócrino e que têm agentes cancerígenos. O estudo publicado esta semana na revista científica International Journal of Cancer indica que produtos como alisadores e tintas para o cabelo podem ser particularmente perigosos para mulheres negras.

 

Das mais de 46 mil mulheres que participaram no estudo, a equipa de cientistas aponta que mulheres negras que usem regularmente tinta para o cabelo têm uma probabilidade 60% maior de vir a ter cancro da mama. No caso de mulheres caucasianas, a probabilidade era de ‘apenas’ 8%.

 

Esta influência foi apenas notada nas tintas permanentes e não nas tintas semi-permanentes ou temporárias.

 

Os alisadores de cabelo também foram visados no estudo, já que as mulheres que os usavam a cada cinco a oito semanas tinham uma probabilidade 30% maior de vir a ter cancro da mama. Pelo contrário, neste caso, a etnicidade não tinha influência nos valores.

 

Apesar da relação encontrada entre coloração do cabelo, uso de alisadores e câncer da mama, os especialistas realçam que os resultados não são conclusivos. Isto porque menos de 10% das participantes do estudo eram afro-americanas, a periodicidade com que usavam os produtos só foi perguntada uma vez e as mulheres só foram acompanhadas, em média, durante oito anos.

 

Fonte: Planeta ZAP //

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados