Mar
06

Mais e melhor educação para Camaçari

Publicado por: Editor Feed News
06/03/2020 09:00:00 - 09/03/2020 09:00:00 -
Exibições: 212
Divulgação
Divulgação

Jornada Pedagógica 2020 da Rede Municipal de Educação

acontece entre os dias 6 e 9 de março

 

 

A esperança como um imperativo existencial e histórico. Essa é a inspiração da Jornada Pedagógica 2020 de Camaçari, que será realizada entre os dias 6 e 9 de março pela Secretaria Municipal de Educação, sob o tema “Mais e melhor educação e a pedagogia da esperança: sujeitos, currículos e percursos da vida”.

 

Nas palavras do mestre Paulo Freire, a esperança é uma necessidade inerente a todos os seres e por isso, ontológica. E enquanto necessidade ontológica, “a esperança precisa da prática para tornar-se concretude histórica". Por isso é necessário sempre alimentar a esperança de que a mudança é possível.

 

Com uma programação extensiva de qualificação para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e servidores não docentes de toda Rede Municipal de Educação, a Jornada Pedagógica de Camaçari segue até o dia 9 de março, com atividades que mobilizam os profissionais a discutir os avanços, desafios e possibilidades de potencialização dos processos pedagógicos, a jornada 2020 contará com grandes nomes da Educação.

 

Para a conferência de abertura, a Jornada Pedagógica 2020 de Camaçari receberá o sociólogo e educador espanhol Miguel Gonzales Arroyo. Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Arroyo foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo. 

 

Na sequência, uma série de seminários temáticos mobilizam os profissionais da educação. Com o tema “Pedagogia da Esperança e percursos de vida na educação infantil”, o seminário da Educação Infantil traz a psicóloga Karina Rizek, formada pela PUC- SP e atuante há 25 anos na área da educação.

 

Para ministrar o Seminário Anos Iniciais, sob o tema “Pedagogia da esperança, infâncias e percursos de vida”, a Pós-Doutora em Arte-Educação pela Roehampton University, Londres, Maria Isabel Ferraz Pereira Leite. Já o Seminário dos Anos Finais, com o tema “Pedagogia da Esperança, Adolescências e percursos de vida”, contará com a mediação da doutora em Educação pela UnB, Aricélia Nascimento.

 

Para debater o tema “Pedagogia da Esperança em todos os cantos: a escola pública em nossas mãos" com os servidores não docentes, a jornada traz a Mestra em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens (PPGEL) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Michelle Cristine Garrido de Araújo.

 

E para finalizar as atividades do primeiro dia da Jornada, o Seminário EJA discutirá o tema “Pedagogia da Esperança e percursos de vida na Educação de Jovens e Adultos”, sob a mediação do Doutor em Educação e Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), José Jackson Reis dos Santos.

 

No sábado, dia 7, a Jornada continua, com o Workshop de Desenvolvimento pessoal e liderança com os gestores escolares, mediado pela Mestre em Administração Estratégica e Pós-Graduada em Psicologia Organizacional, Aylana Gazar. Na segunda, dia 9, a programação da Jornada segue nas escolas para planejamento do ano letivo 2020.

 

Neurilene

 

Camaçari é a quarta cidade mais populosa do estado e a segunda mais populosa da Região Metropolitana de Salvador. "Inspirados nas ideias de Paulo Freire, vamos iniciar o ano letivo 2020 e com ele renovar as esperanças de que, juntos, podemos seguir transformando a Educação de Camaçari. Há muita esperança entre nós. De 2017 até aqui, é visível o movimento Pedagógico em curso na Rede Municipal. Quando histórias institucionais e práticas pedagógicas se sincronizam com percursos de vida de estudantes, na relação com a aprendizagem e o desenvolvimento, com a dignidade e a felicidade, então é possível ver e viver uma Educação Mais e Melhor", pontua a Secretária Municipal de Educação, Neurilene Martins Ribeiro (foto).

 

Por Isa Lorena

R. do Telégrafo, s/n - Centro, Camaçari - BA, 42809-000

Vídeos do evento

Imagens do evento

Tags: