Estudo sugere que os peixes conseguem sentir dor

Publicado por: Editor Feed News
14/10/2019 05:41:07
Exibições: 146
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Um estudo sugere que os peixes conseguem sentir dor. Tal como os humanos, quando sentem dor, os peixes têm reações características de mudança de comportamento.

 

O debate em torno da dúvida se os peixes sentem dor ou não, não é recente. Tanto para os peixes, como para outros animais, há cientistas que consideram que estes seres vivos são incapazes de sentir dor. Contudo, dentro da comunidade científica, há quem tenha uma opinião contrária.

 

Um novo estudo publicado no mês passado na revista Philosophical Transactions of the Royal Society B sugere que, de facto, os peixes conseguem sentir dor, de uma forma semelhante aos humanos e a outros mamíferos.

 

“De hiperventilação e perde de apetite a mudanças de comportamento a longo prazo após uma experiência dolorosa. Dor entre peixes em todo o reino animal pode explicar os seus fundamentos moleculares compartilhados e os comportamentos associados a evitá-la e aliviá-la”, explicou Lynne Sneddon, autor do estudo, citado pelo Tech Explorist.

O biólogo britânico explica que quando são expostos a dor, os peixes apresentam alterações adversas no comportamento, que são “prevenidas quando lhes é administrado um analgésico”.

 

Aliás, há uma reação que se assemelha bastante ao comportamento humano: “Quando os lábios do peixe recebem um estímulo doloroso, eles esfregam a boca na lateral do tanque, da mesma forma que nós esfregamos o dedo do pé quando batemos com ele“.

 

O investigador alerta que se aceitarmos o facto de os peixes sentirem a dor, então a maneira como os tratamos tem de mudar dramaticamente. Isto aplica-se principalmente à forma como os pescamos e matamos para alimento. Para Sneddon, isto teria de ser feito da forma mais humana possível.

Fonte: Planeta ZAP //

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados