IGHB promove curso sobre Língua Iorubá

Publicado por: Editor Feed News
20/06/2019 10:30:56
Exibições: 267
Divulgação
Divulgação

nstituto Geográfico e Histórico da Bahia promove curso sobre Língua Iorubá

 

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas no site www.ighb.org.br para o curso Awọn ẹ̀kọ́ èdè Yorùbá-Ànàgó fúnalákọbẹ̀rè, Apakìíní / Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes. As aulas serão realizadas de 22 a 26 de julho, das 14h às 18h, com carga horária de 20 (vinte) horas. 

 

O objetivo é proporcionar uma introdução a léxica e a sintática da Língua Ioruba-Nagô, uma língua da família linguística Nigero-Congolesa, ainda falada por cerca de 35 milhões de pessoas na Costa Ocidental da África e nas Américas, inclusive no Brasil. A língua Iorubá-Nagô já foi uma língua franca falada pelos povos nagôs e seus descendentes nas ruas da cidade de Salvador nos tempos do Brasil Colônia.

 

Durante o curso serão abordados a conversação regular do dia-a-dia em língua Iorubá-Nagô e aspectos culturais comuns aos povos Iorubá na Nigéria e na diáspora africana, além da estrutura da língua nos seus processos fundamentais de comunicação (pronomes, verbos, preposições) e a língua falada no dia a dia como instrumento de interação social e cultural, entre os indivíduos.

 

O ministrante será o professor Adelson Silva de Brito, Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho; Licenciado em Física; Pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais; Professor de Língua e Cultura Iorubá na Casa da Nigéria, e de Língua e Cultura Iorubá no Centro de Cidadania - CECI do Departamento de Direito da UNIFACS, dentre outras instituições de ensino. Atualmente, as suas funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawó (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.  

 

Confira o conteúdo programático:

22 - ABD,oAlfabeto Iorubá Yorùbá

23 - Ìkíni tabi kiki/A importância da saudação

24 - Àwọn ọ̀rọ̀ tí a fi dípò orúkọ/Pronomes regulares e enfáticos

25 - Òdi ni èdè Yorùbá/Negação em Iorubá

26 - Yoruba Ye mi/Eu entendendo o Iorubá

 

 

SERVIÇO

Curso Língua Iorubá

22 a 26 de julho, das 14h às 18h

Instituto Geográfico e Histórico Da Bahia

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade

71 3329 4463/ 999745858 (Cleide Nunes – assessoria)

www.ighb.org.br

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: