Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil inaugura sua sede em Salvador

Publicado por: Editor Feed News
16/02/2019 14:29:01
Exibições: 183
Divulgação
Divulgação

Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil inaugura sua sede em Salvador em fevereiro

 

Ser um espaço de acolhimento com a missão de promover o aprimoramento técnico e científico perante profissionais da área médica, além de desenvolver e disseminar o conhecimento da cannabis medicinal e da sua história para a sociedade em geral. Essa é a meta central da Cannab - Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil, que no dia 18 de fevereiro, às 19h, inaugura sua sede em Salvador, no bairro da Pituba, com a presença de pacientes associados, parceiros, apoiadores, imprensa, artistas e personalidades.

 

A Associação Cannab é uma organização sem fins lucrativos, criada com o intuito de apoiar e dar suporte a pacientes com as mais diversas enfermidades, em especial a Epilepsia Refratária de difícil controle, que fazem uso de tratamentos à base de Cannabidiol. O maior desafio recente da ciência médica, implica no processo de adaptação social à ideia inovadora da existência de um componente fitocanabinoide comprovadamente eficaz no tratamento de diversas enfermidades. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o uso medicinal dos óleos extratos ricos em Cannabidiol por importação para casos específicos, porém, exigindo-se prescrição, laudos médicos e termo de responsabilidade.

 

A associação conta com o suporte de médicos e profissionais de diversas áreas que se uniram para estudar e desenvolver uma solução para o fornecimento a baixo custo deste medicamento natural, que já vem auxiliando muitos pacientes a terem uma condição de vida mais digna, mas que encontram barreiras para seguir com seus tratamentos, tanto pelo alto custo de importação, como pela falta de conhecimento técnico e dificuldade em obter autorização para a produção caseira.

 

Planta que contém aproximadamente 60 compostos farmacologicamente ativos, a Cannabis em suas diferentes variedades vem sendo aplicada para fins medicinais há milhares de anos. Indicações do uso da planta na China datam de 2.700 a. C. para tratamento de diversas condições médicas como constipação intestinal, dores, malária, expectoração, epilepsia, tuberculose, entre outras. Na Índia, há registros do uso da planta desde antes de 1.000 a. C., administrada como hipnótico e ansiolítico no tratamento de ansiedade, manias e histeria.

 

Entre os componentes medicinais da planta está o CBD (Cannabidiol) proveniente do óleo extraído da Cannabis. Desde 2006, a lei 11.343 prevê a possibilidade de autorização para o uso de produtos à base de Cannabidiol por recomendação médica. “A Cannab tem como propósito auxiliar pacientes a terem acesso a este tratamento alternativo, com base no direito universal a vida, através do estudo das melhores práticas de cultivo da Cannabis medicinal e do estudo científico em parceria com médicos e especialistas das mais variadas áreas, a fim de estabelecermos um padrão de produção e extração do óleo da Cannabis medicinal, estudando a qualidade do óleo extraído, acompanhando de perto a dosagem e os efeitos e a evolução em cada um dos pacientes atendidos, promovendo o bem estar destes e de suas famílias”, explica Leandro Stelitano, um dos criadores da associação.

 

Serviço:

Inauguração da sede da Cannab - Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil

Quando: 18 de fevereiro, às 19h

Onde: Rua das Dálias, nº 336, Pituba

Vídeos da notícia

Imagens da notícia