Chegou a temporada do sol!

Publicado por: Editor Feed News
22/12/2018 15:45:17
Exibições: 205

E, com ela, os destinos mais refrescantes do Brasil para o turista aproveitar a estação mais quente do ano sob o maravilhoso clichê de "sombra e água fresca"

 

Agora é oficial: a lista de motivos para viajar pelo Brasil ganha força com o início do verão, nesta sexta-feira (21). São 17 estados litorâneos, centenas de paraísos fluviais, dezenas de parques aquáticos e um sem-número de cachoeiras e atrativos de natureza espalhados por todo o território nacional. Com dias mais longos e noites mais curtas, a estação mais ensolarada do ano é um verdadeiro convite para aproveitar as altas temperaturas em destinos de norte a sul do país. Para ajudar quem está prestes a encerrar o expediente, de malas prontas mas ainda sem definir o roteiro ou as atividades do passeio, a Agência de Notícias do Ministério do Turismo separou algumas opções refrescantes e imperdíveis desta temporada:

 

Sol e mar – Se para você as palavras “verão” e “praia” são praticamente sinônimos, saiba que não está sozinho! E não é para menos: a temporada do sol deixa o mar ainda mais bonito e as praias viram o próprio destino de férias para muita gente. O Nordeste, por exemplo, tem um “brilho especial” nesta estação. Praias como Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) ficam completamente lotadas de banhistas, e, por isso, é importante se programar. O Cadastur, cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, tem mais de 12 mil opções de hospedagem devidamente regularizadas. Consulte aqui!

 

Ao longo dos 7 mil km de belezas distribuídas pelo litoral brasileiro, os atrativos que compõem essa experiência são, além de refrescantes, saborosos. Depois do banho de mar, tem camarãozinho fresco servido debaixo do guarda-sol e bebidas geladinhas com as frutas da estação como ingredientes principais. A clássica cena de férias na praia inclui, em Florianópolis (SC), a degustação de ostras frescas, já que a capital é a maior produtora da iguaria no Brasil. Na Ilha do Mel (PR), peça “arroz lambe-lambe”, que tem o marisco como estrela do prato.

 

Bem refrescante – As águas doces do Brasil também são destino para quem quer fugir do calorão, curtir aventura e, de quebra, apreciar a paisagem do país que é o primeiro do mundo em Recursos Naturais, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Rio e cachoeiras são os “queridinhos” dentro dos parques nacionais, grandes áreas de conservação ambiental que oferecem atrativos turísticos de primeiro quilate.

 

As Chapadas dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina (BA) têm um longo “menu” de trilhas, atividades para observação de animais e esportes radicais. O nascer e o pôr-do-sol são um espetáculo à parte, pintando cores no céu de tirar o fôlego: se visitar, não esqueça de registrar o seu olhar dessa maravilha da natureza (e marcar a hashtag #MTur no Instagram!). Depois disso, aproveitar a sombra das árvores para fazer um lanche natural ou tirar um cochilo com a brisa da noite vão fazer da experiência, além de refrescante, memorável.

 

Diversão até debaixo d’água – Quem tem energia de sobra para espantar o calor está no 'rumo' certo se desembarcar em um dos parques aquáticos espalhados pelo país. Os brinquedos atendem todos os perfis de viajantes, mas são especialmente procurados por famílias com crianças. Alguns parques oferecem também a opção de hospedagem, integrando acomodação e programas completos de lazer e entretenimento. Aquiraz (CE), Caldas Novas (GO), Olímpia e Itupeva (SP) e Gaspar (RS) estão entre os destinos que oferecem esse tipo de infraestrutura.

 

Sombra e água fresca – Para o viajante que quer apreciar a temporada relaxando em águas tranquilas, a dica é mergulhar – e flutuar – literalmente “de cabeça” em Bonito (MS). Nos atrativos naturais da região, o visitante desfruta de rios e poços de águas cristalinas, além de ter a oportunidade de conhecer cavernas que criam lindos cenários com a entrada de feixes da luz solar. Subindo um pouco no mapa e chegando ao Jalapão (TO), “fervedouros” com água morna e transparente vão massagear o corpo e tranquilizar a mente do visitante. As águas claras e a natureza ao redor fazem deste um dos passeios mais encantadores da estação. Já em Santarém e Alter do Chão (PA), o rio é tão grande que “se perde no horizonte”, em total clima praiano. Nas orlas da praia de água doce, barraquinhas com delícias da culinária paraense são pura mordomia para o turista beber um drink de açaí sentado na sombra com a água calminha batendo nos pés.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados