Comitê de prevenção a homicídios de jovens será lançado em Salvador

Publicado por: Editor Feed News
20/11/2018 13:14:20
Exibições: 275
Jovens negros são as principais vítimas e estão em situação de maior vulnerabilidade à violência no Brasil. Foto: EBC
Jovens negros são as principais vítimas e estão em situação de maior vulnerabilidade à violência no Brasil. Foto: EBC

Somente na capital baiana, 260 meninos e meninas com idades entre 10 e 19 anos foram assassinados em 2016

 

Será lançado em Salvador (BA) nesta quarta-feira (21) o Comitê de Prevenção de Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens.

 

Articulado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o comitê será instituído formalmente pelo Ministério Público do Estado da Bahia e será liderado por um grupo gestor composto por 13 instituições.

 

O lançamento ocorrerá na sessão de abertura da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, às 10 horas, no Centro Batista Educacional Clériston Andrade (CECOM), no bairro do Garcia.

 

Como medidas concretas, o comitê lançará no mesmo dia uma consulta popular para conhecer a opinião da população sobre o alto número de homicídios de adolescentes.

 

A consulta pública vai até 10 de dezembro. Para 2019, o comitê prepara uma sistematização dos resultados do estudo sobre as mortes de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Salvador, em elaboração pela Defensoria Pública do Estado da Bahia.

 

Clique aqui para acessar a lista de instituições que formam o comitê.

 

Somente na capital baiana, 260 meninos e meninas com idades entre 10 e 19 anos foram assassinados em 2016, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, 237 eram negros, representando 91% do total de adolescentes assassinados.

 

A Bahia tem o maior número absoluto de homicídios de adolescentes: foram 1.491 em 2016, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

 

Segundo estimativa do UNICEF, no Brasil, a cada dia, cerca de 31 meninos e meninas são assassinados.

 

“Diante de um desafio tão extremo e complexo, o comitê nasce para promover o compromisso de ação convergente de diversas instituições para evitar que a vida de adolescentes seja interrompida”, destaca Helena Oliveira, chefe do escritório do UNICEF em Salvador.

 

Outras experiências

O comitê de Salvador é a terceira experiência municipal de prevenção dos homicídios de adolescentes liderada pelo UNICEF, e faz companhia ao Comitê Cearense para Prevenção de Homicídios na Adolescência, existente desde 2016, e ao Comitê do Rio de Janeiro, lançado em maio deste ano.

 

#DiaMundialdaCriança e Dia da Consciência Negra

O lançamento ocorre na semana de celebração do Dia Mundial da Criança (20), promovido pelo UNICEF no mundo todo e que no Brasil ganha mais força ao coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra.

 

Agenda

O quê: Lançamento do Comitê de Prevenção de Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em Salvador
Quando: 21 de novembro (quarta-feira), às 10 horas
Onde: Centro Batista Educacional Clériston Andrade (Cecom) – Praça Lord Cochrane – Bairro do Garcia.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: