Clássico da literatura infanto/juvenil é espetáculo em cartaz para ações sociais

Publicado por: Editor Feed News
21/08/2018 15:23:24
Exibições: 394
Oficina de Atores Salvador realiza ações sociais junto a instituições nacionais e propõe discussão sobre feminismo e padrões de beleza através da livre adaptação do texto do musical da Bela e a Fera
 
 
Está se tornando tradição dos alunos da professora e diretora de teatro Johsi Varjão, da Oficina de Atores Salvador, apresentar espetáculos desafiadores. Depois de Bodas de Sangue, espetáculo de formação do ano passado, desta vez a proposta foi viabilizar o famoso musical A Bela e a Fera, que, como um clássico, possui uma produção dispendiosa e, por isso, o valor dos ingressos costuma ser pouco acessível. Não é o caso deste, pois os estudantes do curso estão preocupados com a formação cultural da cidade em que vivem.


“É importante salientar que a ideia de colocarmos preços populares é uma contribuição para a formação de opinião das crianças em nosso meio social e a formação de plateia no teatro. O espetáculo da Bela e a Fera, além de muito bonito, aborda temas como feminismo e rompe o culto a um padrão de beleza cruelmente preestabelecido, mostrando assim o que realmente importa”, esclarece Johsi.


No entanto, a iniciativa dos estudantes de teatro obteve repercussão maior do que a expectativa, levando-os a realizar pocket shows no Hospital Martagão Gesteira, para as crianças do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), e também no McDia Feliz, campanha realizada em todo país, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald.


A livre adaptação do musical A Bela e a Fera, da Oficina de Atores Salvador, ainda conta com a participação especial do ator Gabriel Tavares, que já tem em seu currículo produções nacionais e realiza em Salvador um trabalho de entretenimento em comunidades carentes, além de ser padrinho do GACC.


“Nós, enquanto artistas e formadores de opinião, temos um compromisso com a sociedade que vai além do entretenimento. Já fiz ações sociais pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPJ), realizando trabalho de conscientização dos direitos da criança e do adolescente, além de palestras sobre o bullying infantil. Todos temos a nossa missão”, declara Gabriel.


A estreia oficial do espetáculo de conclusão de semestre, desta turma da Oficina de Atores Salvador, acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro, às 16h, no Cine Teatro Solar Boa Vista. Porém, devido à grande procura, acredita-se que outras temporadas venham a ocorrer. Ademais, contemplados com este espetáculo no “Ocupe o seu espaço” - edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), que tem a finalidade de impulsionar a difusão e democratização ao acesso de políticas culturais no Estado - esta turma da Oficina de Atores Salvador fará outras duas apresentações em outubro, mês das crianças.

 

Sinopse: Nesta livre adaptação do texto de Suzanne Barbot, uma moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade do progenitor. No castelo ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

O Que: Musical A Bela e a Fera
Quando: 1 e 2 de setembro, às 16h
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista

Quanto: R$ 20 e R$ 10

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados