Imagens inéditas de Gil nos anos 70 protagonizam novo videoclipe da Nação Zumbi

Publicado por: Editor Feed News
25/04/2018 14:25:35
Exibições: 502
Divulgação
Divulgação

 A música “Refazenda” (1975), de Gilberto Gil, regravada pela Nação Zumbi como parte do álbum “Radiola NZ Vol.1”, acaba de ganhar videoclipe. Produzida pela Paranoid e dirigida por Denis Cisma, a produção revela imagens inéditas do compositor na Bahia dos anos 70. 

 

Captadas pelo fotógrafo Mario Luiz Thompson de Carvalho, as imagens exclusivas mostram, através das lentes de uma Super 8, momentos pessoais de Gil na praia entre familiares e amigos.  “Atendendo o desejo da banda de ter a imagem de Gilberto Gil na produção, comecei a estudar formatos para essa premissa. Então, resolvi buscar materiais originais que nos dessem a oportunidade de revisitar o tempo retratado na música. Foi quando encontramos Mario Luiz Thompson e seu acervo”, conta Denis Cisma, que também contou com as imagens de Marco Bichir para a abertura do videoclipe.

 

Ao estudar a letra, o diretor da Paranoid descobriu que ‘Refazenda’ é uma palavra criada pelo cantor para representar Guariroba – uma fazenda localizada no Planalto Central, onde Gil desejava montar uma sociedade alternativa. Além disso, o termo também carrega o significado de ‘refazer’. Indo mais afundo, o diretor descobriu ainda que o compositor se inspirou no baião e nas cantigas nordestinas, ao compor a música em versos alexandrinos – métrica utilizada em poemas do Nordeste.

 

Para transmitir justamente esse processo de releitura da Nação Zumbi à releitura de Gil sobre o baião, Cisma adicionou camadas e repetições na produção do videoclipe. Para unir as imagens captadas por Thompson e as cenas atuais gravadas em estúdio com a banda, foi sobreposto ao clipe formas “ameboides”. Ao se movimentarem elas revelam o conteúdo inédito dos anos 70, trazendo também uma dose carregada de brasilidade em seu formato orgânico, no mesmo tempo em que representam as ondas do mar baiano.

 

O diretor ainda se inspirou em uma entrevista na qual Gilberto Gil revelou escrever ‘Refazenda’ preocupando-se primeiramente com as rimas e, após ter o material completo no papel, procurou encontrar um sentido para a obra. “Nesse processo criativo dele, procurei, de alguma forma, provocar o acaso da mesma maneira na produção do filme. Por isso, editamos o material da Super 8 separadamente e, quando unimos as gravações, aconteceu o acaso esperado. Para fazer essas duas camadas conversarem adicionamos as máscaras ‘ameboides’ em 2D”, explica o diretor de cena.

 

Esse é o segundo videoclipe da Nação Zumbi produzido pela Paranoid. Em 2015, a produtora assinou o filme da música ‘Um Sonho’. Trabalhando pela primeira vez com a banda, Cisma também traz em seu portfólio produções para o cantor e compositor Criolo.

 

Assista aqui ao videoclipe de “Refazenda”

 

Ficha Técnica

Artista: Nação Zumbi

Título: “Refazenda”

Produtora: Paranoid

Direção: Cisma

Peça: Videoclipe

Conceito gráfico: Tonho (Quinta feira) e Átila Meireles
Direção de fotografia: Paulo Vainer
Produção executiva: Luiz Armesto e Luciana Martins
1º ass. de dir:  Renata Racy
Figurino: Marina Vieira
Diretor de produção: Marcos Teshima

Op. câmera: Ricardo Channel
Make: Tati Chaves 
Logger: Rafa Canova

Imagens da abertura: Marco Bichir

Imagens de arquivo em Super 8: Mario Luiz Thompson de Carvalho

Imagens Selo: Babel Sunset

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados