Município baiano apresenta inovações a gestores de Santa Catarina

Publicado por: Editor Feed News
14/04/2018 12:14:04
Exibições: 311
(Courtesy Pixabay)
(Courtesy Pixabay)

O exemplo de cidade digital de Alagoinhas, localizada no nordeste baiano, será apresentado na próxima semana a prefeitos e gestores de Santa Catarina que participam do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages, nos dias 19 e 20 de abril. Com mais de 155 mil habitantes, o município investe em tecnologia e conectividade para melhorar a comunicação entre as secretarias e comunidade. De acordo com o diretor de Tecnologia de Informação de Alagoinhas, Jorge Félix, a rede em fibra óptica conecta pelo menos 80% das Secretarias e contribui para o fornecimento do sinal de internet gratuito nas três principais praças do municípios. Já são mais de oito mil acessos e 2.500 usuários cadastrados.

 

Além do sistema de monitoramento por câmeras recuperado recentemente, Alagoinhas vem recebendo destaque nacional pelo sistema de ouvidoria implantado em conjunto com a Controladoria-Geral da União, o qual permite ao cidadão enviar sugestões, denúncias, reclamações e elogios via internet.

 

Neste mês, o prefeito Joaquim Neto também assinou o termo de adesão ao programa Internet para Todos, indicando quase 40 pontos, entre eles na zona rural, para receber conexão via satélite. A proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é levar internet a baixo custo para localidades desprovidas do sinal. “Alagoinhas é uma cidade com quase 200 mil habitantes, por isso precisamos dessa conectividade. O município vive um momento de crescimento, então é extremamente importante estar cada vez mais conectado e caminhando de forma inteligente, inovadora e tecnológica”, disse o prefeito.

 

As inscrições para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e demais entidades interessadas na promoção do desenvolvimento socioeconômico das localidades por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. A programação completa também pode ser conferida pelohttp://redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, prata da STOCKTOTAL, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel .

 

Serviço:

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

19 e 20 de Abril – Lages

Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://redecidadedigital.com.br/

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados