Bahia e ONU debatem futuro de parceria para combater pobreza no meio rural

Publicado por: Editor Feed News
09/04/2018 21:26:53
Exibições: 369
Paolo Silveri (à direita), chefe da Divisão do FIDA para a América Latina e o Caribe, em reunião com a Secretaria do Desenvolvimento Rural da Bahia Foto: SDR/André Frutuôso
Paolo Silveri (à direita), chefe da Divisão do FIDA para a América Latina e o Caribe, em reunião com a Secretaria do Desenvolvimento Rural da Bahia Foto: SDR/André Frutuôso

Representantes do governo da Bahia e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) se reuniram em março (20) para avaliar o andamento do Pró-Semiárido, projeto de combate à miséria em comunidades rurais do estado. Atualmente, a iniciativa é implementada nos 32 municípios com os mais altos índices de pobreza do semiárido baiano. O programa é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

 

Jerônimo Rodrigues, secretário da SDR, enfatizou que “essa é uma agenda importante, que serve para verificarmos o cumprimento dos prazos". De acordo com o gestor, "nesse primeiro semestre, teremos mais entregas, a exemplo do Fusigate, tecnologia que vai possibilitar a ampliação da oferta de água na barragem do município de Ponto Novo, e do Armazém da Agricultura Familiar, um novo espaço de comercialização, inaugurado em Juazeiro, no início de março".

 

O dirigente também lembrou a aprovação, em 2016, da Lei de Convivência com o Semiárido. A Bahia está trabalhando na elaboração de um plano estadual para definir políticas de desenvolvimento nessas regiões.

 

Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria, colocou em pauta a possibilidade de ampliação do Pró-Semiárido.

 

“Nossa proposta é estreitar as parcerias, principalmente com as prefeituras, para deixar um legado funcional, que vai além da construção civil. Compreendemos que o Pró-Semiárido, ao término de sua vigência, poderá impactar de forma mais permanente, com a implantação de ações públicas estratégicas, a serem firmadas via convênio”, avaliou o gestor.

 

Paolo Silveri, diretor da Divisão do FIDA para a América Latina e o Caribe, falou da importância do trabalho de monitoramento para garantir o sucesso de novas iniciativas.

 

"A gente discutiu sobre a continuidade da parceria pelos próximos anos, o processo de avaliação que estamos levando adiante para demonstrar cientificamente, os avanços que foram gerados por esses investimentos e também a possibilidade de estabelecer novas alianças e parcerias estratégicas."

 

Também estiveram presentes na reunião o oficial do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, e o coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart.

 

O Pró-Semiárido tem como objetivo melhorar as condições de vida da população, através de um processo de desenvolvimento econômico e sociocultural, ambientalmente sustentável e com igualdade de gênero. O projeto possui três componentes, por meio dos quais realiza investimentos e presta serviços de apoio ao crescimento: Desenvolvimento Produtivo e Mercado; Desenvolvimento de Capital Humano; e Social e Gestão, Monitoria e Avaliação.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: