Shopping Barra recebe exposição fotográfica Salvador Antiga

Publicado por: Editor Feed News
24/03/2018 10:38:03
Exibições: 426
Divulgação
Divulgação

Mostra traça evolução urbana da capital baiana em homenagem ao seu aniversário, com curadoria do artista plástico e editor Fernando Oberlaender

 


No próximo dia 29 de março Salvador completa 469 anos. E para comemorar a data o Shopping Barra, em parceria com a editora Caramurê, vai presentear seu público com a exposição de fotos Salvador Antiga – Um ensaio fotográfico. A mostra, que estará aberta ao público entre os dias 26 de março e 11 de abril, conta com a curadoria do artista plástico e editor Fernando Oberlaender.

 

“Para retratar uma história imensa e tão rica como a de Salvador na exposição foi necessário fazer um recorte. Temos fotos de um dos primeiros fotógrafos paisagistas, Victor Frond, de 1858, até imagens de 1930, mostrando as transformações através das paisagens, como a evolução dos transportes, por exemplo, do bonde de burro ao bonde elétrico, ou da iluminação de óleo de baleia para a de gás e, depois, à elétrica”, revela o curador Fernando Oberlaender.

  


A ideia do projeto é mostrar a evolução urbana da capital baiana, que foi construída em dois planos, do meado do século XIX até o início do século XX. Através dessas raras fotografias, junto com textos históricos explicativos, o expectador poderá fazer uma verdadeira viagem de volta ao passado. Dentre as imagens selecionadas estão a Praça Municipal marco zero da fundação da capital baiana, a inauguração da Avenida Sete, Comércio, Largo do Teatro – atual Praça Castro Alves, Barra, Piedade, e ainda duas grandes panorâmicas da cidade a partir do Forte de São Marcelo - sendo uma delas bastante colonial, de 1960, ainda sem o Elevador Lacerda.

 

Serviço:

O quê: Exposição Salvador Antiga – Um Ensaio Fotográfico

Quando: 26 de março a 11 de abril

Onde: Shopping Barra (Av. Centenário, 2992, Chame-Chame)

Quanto: Gratuito

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: