Itaparica tem dose padrão é utilizada na campanha de combate à febre amarela

Publicado por: Editor Feed News
07/03/2018 17:10:31
Exibições: 383
Agencia Brasil
Agencia Brasil

A cidade de Itaparica realiza, até nove de março, ações para redobrar os cuidados com a febre amarela na região. A campanha conta com nove pontos de vacinação na cidade, para que os moradores que ainda não se imunizaram estejam protegidos. No caso específico de Itaparica, é oferecida a vacina na dose padrão, que contém 0,5 mL.

 

Mesmo assim, segundo a secretária municipal de Saúde, Stela Souza, é preciso deixar claro que tanto a imunização fracionada como a padrão tem o mesmo efeito no organismo humano. “A mesma eficácia. O período para tomar outra dose que é mais curto. Agora, no caso específico de Itaparica, nós estamos vacinando com a dose normal. E a gente continua fazendo, porque nós temos vacina, então dá para fazer”, disse Stela.

 

O coordenador do programa estadual de Imunização da Secretaria de Saúde da Bahia, Ramon Saavedra, comenta que o método utilizado para a vacinação em alguns municípios baianos é totalmente seguro e mantém a eficácia contra o vírus que transmite a doença.

 

 

Além disso, ressalta ainda que essa é uma prática que tem a aprovação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante especificar também que estudos científicos aprovados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde, em consonância com o Ministério da Saúde, já mostram que a eficácia dessa dose, a conferência da proteção, é similar a de uma dose padrão. Às vezes a população fala que é a dose mais fraca. Não. A dose foi apenas fracionada, ela não foi diluída”, afirma Ramon.

 

 

Trabalho em parceria

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaparica vai realizar ações de vacinação com a população sem-terra da região de Misericórdia, local que fica distante das unidades de saúde. O objetivo é imunizar toda a população do local, para que os moradores não sofram com a doença. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Itaparica, Stela Souza, outras ações serão realizadas para alcançar ainda mais a população do município.

 

 

“O que é que nós estamos fazendo hoje aqui em Itaparica e o que a gente tem feito a nível desses oito municípios daqui da região metropolitana de Salvador. É a gente trabalhar em conjunto com a população para que a gente possa estar evitando que essa doença chegue. E a única forma que nós temos é através da imunização, ou seja, da vacina”, afirma Stela.

 

 

Ações para intensificar as vacinações contra a febre amarela serão realizadas nesta reta final de campanha em Itaparica. Com isso, novas unidades de saúde vão ser localizadas em pontos estratégicos da cidade. Um exemplo são as unidades em um ponto de referência na Internacional Travessias e em Frente ao Supermercado Bom Preço, no bairro de Bom Despacho.

 

 

Essas ações serão realizadas nesta quinta-feira. Já são mais de 11 mil moradores alcançados pela campanha, que foi iniciada no estado da Bahia em 19 de fevereiro e vai até o dia nove, próxima sexta.

 

 

DIA D

 

Em 24 de fevereiro, o município realizou o Dia D da vacinação contra a doença. Com mais de 20 mil habitantes, a região conseguiu atingir 57,1% de não imunizados. A secretária municipal de Saúde, Stela Souza, comenta que os números são bons e ressalta que quaisquer dúvidas sobre a vacina podem ser tiradas com agentes de saúde. “Precisamos que a população realmente se envolva e sinta a necessidade. Porque, assim, há uma repercussão de efeitos adversos que tem aparecido muito na mídia e isso, às vezes, dá um pouco de receio da população ir se vacinar. Então assim, a gente precisa juntar esforços e esclarecendo a população da importância dessa vacina”, disse a secretária de saúde.

 

 

Mesmo com a passagem do dia D, Itaparica segue com a campanha. Quem ainda não tomou a vacina deve seguir procurar os postos de vacinação espalhados por todos os bairros.


O coordenador do programa Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde da Bahia, Ramon Saavedra, faz um apelo para que a população vá se vacinar o quanto antes. “A gente aproveita a oportunidade para pedir para que a população se dirija às unidades de saúde.

 

 

Estamos vendo outras estratégias de vacinação para além de vacinar nos postos, ou seja, vacinar casa a casa, disponibilizar postos volantes em supermercados, shopping centers. Que o objetivo é buscar não vacinados. O indivíduo que já tem uma dose da vacina da febre amarela tomada, ele não precisa tomar mais a vacina”, diz o coordenador.

 

 

Caso você ainda não tenha se vacinado, existem nove pontos de vacinação espalhados pela Ilha de Itaparica, como por exemplo, no Centro e nos bairros de Alto das Pombas, Amoreiras, Manguinhos, Mocambo, Misericórdia, Marcelino, Ponta de Areia, Porto dos Santos. Todas as unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde. A febre amarela, em casos mais graves, pode levar o contaminado à morte. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br/febreamarela.

 

 

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: