Ação rápida do Graer ajuda em transporte de rins para Rio Grande do Sul | TVSOTEROPOLITANA.com Televisão para Dispositivos Moveis

Militares atenderam prontamente à solicitação da Central de Transplante para evitar inutilização dois rins

bahia, sac, justiça, saude, pm, turismo, aeroporto, pelourinho, salvador, prefeitura, creche

Ação rápida do Graer ajuda em transporte de rins para Rio Grande do Sul

Publicado por: Redação
22/02/2018 10:28:57
(Foto: Ascom/SSP)
(Foto: Ascom/SSP)

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia provou, mais uma vez, estar preparado para desempenhar com excelência qualquer missão. Com a necessidade de serem rápidos, para garantir a sobrevivência de dois rins, os militares conseguiram, na tarde de quarta-feira (21), fazer em menos de 15 minutos o trajeto Base do Graer/ Hospital do Subúrbio/Aeroporto Internacional de Salvador. A rapidez garantiu o sucesso no envio dos órgãos para a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

Militares atenderam prontamente à solicitação da Central de Transplante para evitar inutilização dois rins

Às 13h20, a Central Nacional de Transplantes, com a qual o Graer já desempenhou outros trabalhos, solicitou ajuda em caráter de urgência, sob o risco de inutilização dos rins. Sete minutos depois, partiu do hangar da unidade, localizado, na área do Aeroporto Internacional de Salvador, o helicóptero Guardião 02.

 

Precisamente às 13h32, a aeronave pousou no Hospital do Subúrbio, pronta para receber o material. No local, uma equipe médica já aguardava os militares com os rins devidamente acondicionados em caixas térmicas. De imediato, os órgãos foram recolhidos e a guarnição do Graer voou de volta para o pátio da unidade. Lá, integrantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deram prosseguimento ao protocolo e levaram os ruins até a zona de embarque doméstico.

 

O voo comercial para Porto Alegre partiu às 14h14. "De carro, todo esse trajeto demoraria pelos menos uma hora. Sempre ajudamos nos deslocamentos de órgãos, pois são situações onde a velocidade é fundamental. Alguns minutos a mais e vidas podem ser perdidas", afirmou o comandante do Graer, tenente-coronel Renato Lima.

 

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Ganhe Dinheiro Revendendo Roupas

Vídeos relacionados