Serviços essenciais da Prefeitura funcionam normalmente no feriadão

Publicado por: Editor Feed News
15/06/2017 09:37:39
Exibições: 417

Neste feriado prolongado, que tem início nesta quinta-feira (15) em função da comemoração cristã de Corpus Christi, a Prefeitura manterá ativo o funcionamento dos principais serviços prestados aos cidadãos. Para atender aos banhistas que quiserem aproveitar a orla marítima neste período, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) estará com equipes de salva-vidas a postos, distribuídas em 28 postos fixos localizados nos trechos compreendidos entre as praias de Jardim de Alah até Ipitanga. Além disso, quatro postos volantes vão dar suporte em todo o perímetro.

 

Para aproveitar o mar com maior segurança, a recomendação da Salvamar é que o cidadão tenha cuidado com as correntes marítimas – que tem a força acentuada nesta época do ano -, e com as pedras. O banhista também deve procurar aproveitar as áreas apropriadas para banho, que podem ser indicadas por um salva-vidas de plantão ou pelas placas de sinalização na faixa de areia.

 

Saúde – Durante o feriado, as 14 unidades de pronto-atendimento de saúde do município estarão disponíveis para os cidadãos que precisarem de atendimento em urgência e emergência. Já as unidades básicas de saúde permanecem abertas até esta quarta-feira (14) e retomam as atividades na segunda-feira (19).

 

Manutenção – De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), os serviços de desobstrução de canais e caixas de passagem, drenagem e podas de árvores não sofrem alterações para o período e seguem o cronograma normal de atividades da pasta. Equipes responsáveis pela manutenção de praças e passarelas também estarão realizando atividades de vistoria e reparos nos espaços públicos. As intervenções ligadas às operações Chuva e Tapa Buraco também continuam como previsto.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) estará em alerta para atender possíveis ocorrências em função do período chuvoso, mas o efetivo funcionará em regime de plantão, com engenheiros, assistentes sociais, motoristas e telefonistas disponíveis para atendimento de solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

 

Limpeza – Entre quinta-feira (15) e domingo (18), os serviços de coleta de resíduos, varrição e limpeza de vias serão realizados normalmente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), mantendo a programação diária do órgão. As atividades da Limpurb inerentes a Operação Chuva também ocorrem de forma ininterrupta.

 

Trânsito e mobilidade – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará neste feriado o monitoramento do trânsito. Agentes de trânsito e do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) vão atuar na verificação do fluxo nas principais vias, avenidas e saídas da cidade, a exemplo dos terminais rodoviário e marítimo.

 

Transporte – O Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade também estará funcionando. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o Elevador Lacerda também estará aberto normalmente. 

 

Prevenção à violência – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai trabalhar de forma rotineira em ações de prevenção à violência e em apoio a outros órgãos municipais. Algumas das atividades previstas para o período são o suporte nas ações da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e nas blitze da Lei Seca, promovidas pela Transalvador, além de patrulhamento no Parque da Cidade.

 

SIMM – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e da Central Integrada de Licenciamento de Evento (CLE) funcionarão normalmente nesta sexta-feira (16). As unidades estão fechadas na quinta-feira (15) por conta do feriado de Corpus Christi.

 

Mercados municipais – Os mercados municipais também terão horário de funcionamento diferenciado em virtude do feriado desta quinta-feira (15). Os mercados do Bonfim, das Flores, Dois de Julho e Cajazeiras estarão abertos nesta quinta, das 7h às 14h. O Mercado municipal de Itapuã funcionará das 9h às 14h. Já a feirinha de Itapuã e o Mercado de Periperi funcionarão das 6h às 14h. A partir da sexta-feira (16), o comércio nestes locais volta a funcionar no horário habitual. 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: