Brincadeiras e música animam Salvador no fim de semana das mães

Publicado por: rjs
12/05/2017 13:10:53
Exibições: 568

Música, exposições, brincadeiras e muito mais animam Salvador neste fim de semana especial, em que será celebrado o Dia das Mães. As atividades são promovidas ou apoiadas pela Prefeitura e acontecem em diversos pontos da cidade. Um dos destaques é a programação gratuita do Parque da Cidade, no Itaigara, que recebe no sábado (13) o evento Ginástica Para Todos, no Anfiteatro. Diversos exercícios como dança, boxe, treinos funcionais e alongamentos serão realizados das 6h às 7h. No período da tarde, das 12h às 17h, acontece o projeto cultural Batalha de Rap e Poesia, na Pista de Skate.

 

Já no domingo (14), quem gosta de praticar esporte pode comparecer na Praça da Capoeira para participar do Basquete no Parque, das 7h às 15h. Para quem precisa e gosta de relaxar, a Prática de Meditação será realizado para todas as idades no gramado da Praça Confúcio, das 8h às 9h30. A atividade segue a prática “Falun Dafa”, que consiste no desempenho da meditação com exercício suave da mente e do corpo.

 

Quem gosta de música instrumental, a opção é o Concerto nas Igrejas, dentro do projeto Pelourinho Dia e Noite, que acontece também no domingo (14). Na ocasião, o grupo Ventarolla faz apresentação no Museu da Misericórdia, das 11h às 12h. O quarteto de flauta doce é formado por Ingrid Steinhagen, Rainer Kruppe, Rita Teixeira e Gildemar Carneiro.

 

Viver o Mercado e Ruas de Lazer – O fim de semana no Mercado Modelo é agitado pelo projeto Viver o Mercado, que traz nesta sexta-feira (12) o grupo Suinga, das 17h às 18h, dentro do Pôr do Sol no Mercado. Já no sábado (13), das 11h às 13h, é a vez do Encontro das Baianas proporcionar aos turistas e frequentadores uma recepção pra lá de especial, com as baianas da Aban.

 

Já o Ruas de Lazer estará em cinco bairros neste fim de semana. No sábado (13), o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), leva atividades recreativas gratuitas, das 8h às 12h, na Praça da Lua, localizada no bairro de Nova Constituinte, e na IIª Feira de Serviços da Liberdade, no Queimadinho. À tarde, das 14h às 17h, a diversão está garantida na Praça do Sol, em Periperi.

 

No domingo (14), das 8h às 12h, os jogos de futebol, vôlei, basquete, dominó, totó e atividades com pintura e cama elástica vão estar na Rua Lafaiete Morais, no bairro de Tancredo Neves, próximo ao Colégio Helena Magalhães. No mesmo horário, a diversão bate ponto na Praça do Setor A, em Mussurunga I, próximo ao Time Animal.

 

Espaços culturais – Na Casa do Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, 33, no bairro do Rio Vermelho, acontece até domingo (14) a Oficina de Abayomi – a arte de fazer bonecas de pano, às 10h e às 14h. As inscrições já estão esgotadas, mas vale dar uma passadinha equipamento cultural para conhecer objetos pessoais e um pouco da rotina de um dos casais de escritores mais famosos do mundo: Jorge Amado e Zélia Gattai. A visitação pode ser feita das 10h às 17h e a entrada custa R$20 (inteira).

 

No Espaço Carybé das Artes, no Forte São Diogo, na Barra, os visitantes conferem um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista plástico argentino naturalizado brasileiro. No espaço, as obras de Carybé são expostas utilizando recursos de mídia digital e realidade virtual.

 

Já no Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte de Santa Maria, também na Barra, a programação ao ar livre apresenta a terceira mostra temporária “Fragmentos”. O projeto conta com imagens da fotógrafa Carol Garcia, que traz a arte dos grafiteiros de Salvador sob o tema “Graffiti Salvador: Olhares Cruzados no Rastro da Tinta”.

 

Também na área externa do Forte de Santa Maria, é realizada a projeção mapeada “O Mar da Bahia”. A mostra traz uma coletânea de fotografias de Alex Baradel, Rui Resende, José Carlos Almeida, dentre outros fotógrafos. A iniciativa conta com a curadoria do VJ Gabiru e a trilha sonora de Emerson Cabral, juntamente com Cassius Cardozo.

 

O espaço também é palco da mostra “Vales da Chapada”. A série é montada com fotos de Rui Resende na Chapada Diamantina e estará disponível por meio de óculos virtuais. A mostra permanente ainda conta com vídeos aéreos, time-lapses (mistura de fotografia e vídeo) e fotos panorâmicas de Alex Baradel, que também é o curador da exposição, que conta com imagens dos vales do Capão, Pati e redondezas.

 

O público também poderá conferir o trabalho de Fernando Naiberg, “Yèyé omo ejá - Mãe cujos filhos são peixes”. A mostra é um ensaio poético sobre a mãe dos peixes e de todos os orixás, entidade máxima de controle das águas e padroeira dos pescadores. O conjunto de fotos é composto por 20 imagens e está na temática “Fotografia Contemporânea”, também integrando a exposição permanente do espaço.

 

Nos dois espaços, a visitação pode ser feita das 11h às 19h. O ingresso, com direito à visitação a ambos os fortes, custa R$20 (inteira) e tem meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: