Salvador reduz em 45% número de mortes no trânsito

Publicado por: Editor Feed News
09/05/2017 11:32:39
Exibições: 412

Em pleno Maio Amarelo, campanha de conscientização pela segurança viária em vários países do mundo, uma notícia positiva para Salvador: nos últimos quatro anos, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito caiu 45% na cidade. O dado foi destacado pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Transalvador, Fabrizzio Muller, durante coletiva de apresentação do sistema de semáforos inteligentes na cidade, realizada nesta segunda-feira (8), no Núcleo de Operações Assistidas (NOA) do órgão de trânsito, nos Barris.

 

A informação consta em estudos realizados pela Transalvador em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e o IBGE. De acordo com os dados do órgão, em 2013 foram registradas 7,66 mortes a cada 100 mil habitantes. No ano de 2016, o número caiu para 4,66.

 

“Este resultado nos deixou muito felizes e é fruto de todo um trabalho feito pela Prefeitura de disciplinamento, fiscalização e controle do trânsito de Salvador, com foco na segurança viária. Às vezes as pessoas se queixam dessas ações, como os radares para o controle de velocidade e as multas. Só que nós, enquanto poder público, sabemos da importância de ter um controle efetivo e de apertar cada vez mais nesse sentido. A preservação das vidas no trânsito é absolutamente fundamental. Quem já perdeu um ente querido sabe a dor que é”, salientou o prefeito.

 

O superintendente da Transalvador ressaltou que, dentre o conjunto de ações realizadas para a redução do número de acidentes fatais de trânsito estão a fiscalização efetiva, com realização inclusive de blitze diárias de alcoolemia. Além disso, são promovidas ações de educação para o trânsito com uma série de palestras e capacitações em locais como escolas e universidades. Integram ainda a lista os investimentos em capacitação dos agentes de trânsito, em obras de intervenção viária e em tecnologia.

 

“Isso tem se refletido tanto nos números, como também na postura dos condutores. Mesmo de forma incipiente, nota-se uma mudança comportamental do motorista da cidade, principalmente em relação às faixas de pedestres e de bicicletas”, ressaltou Muller.

 

Maio Amarelo - Uma das ações de mobilização e conscientização de motoristas e pedestres é o Maio Amarelo, parceria entre o poder público, empresas e a sociedade civil, com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo. A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de ações para a segurança no trânsito”.

 

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Em Salvador, o lançamento dos primeiros semáforos inteligentes integra a programação dessa campanha de conscientização e educação para o trânsito, realizada na capital baiana pela Transalvador. A programação do Maio Amarelo começou semana passada, com o objetivo de discutir a temática da segurança viária e mobilizar a sociedade, em seus diversos segmentos, a engajar-se no movimento de propagar o conhecimento acerca do assunto.

 

O início das atividades foi marcado por uma palestra na Transalvador para alunos da Unijorge, que conheceram o funcionamento dos diversos setores do órgão e como cada um contribui para o trânsito da cidade. No último sábado (6), houve um grande evento educativo com a temática “Trânsito seguro”, no Colégio Antônio Vieira, voltada para crianças e adolescentes e com a participação de grupo de escoteiros. Tudo de forma lúdica.

 

Além disso, até esta terça-feira (9) ocorrem em semáforos do Comércio, Avenida Sete, Campo Grande, Cidade Baixa e Brotas ações para conscientizar motoristas, motociclistas e ciclistas sobre como se comportar de forma segura no trânsito. Já nas manhãs e tardes dos dias 12, 16 e 18, a Transalvador irá às garagens do consórcio de transporte coletivo público urbano, Integra Salvador Norte, para ministrar palestras de conscientização e direção defensiva para motoristas profissionais. A ação visa estimular os condutores de ônibus a exercerem sua atividade com mais segurança e respeito aos usuários.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: