Semáforos inteligentes começam a funcionar hoje (08/5) em Salvador

Publicado por: Editor Feed News
08/05/2017 10:09:16
Exibições: 422

Durante apresentação, Prefeitura revela números sobre a mortalidade no trânsito da cidade

 

Com o fim da fase de testes, os primeiros 88 semáforos inteligentes implantados pela Transalvador começaram a funcionar nesta segunda-feira (08). Os equipamentos serão apresentados à imprensa pelo prefeito ACM Neto e pelo superintendente do órgão de trânsito, Fabrizzio Muller, a partir das 9h30, dentro do Núcleo de Operações Assistidas (NOA), localizado na sede da Transalvador (Avenida Vale dos Barris, número 501, Barris, próximo ao Estacionamento São Raimundo).

 

Com a novidade, os condutores terão mais comodidade para transitar pelas ruas da capital baiana, pois os equipamentos possuem a capacidade de se adequar às condições de mobilidade em cada trecho percorrido. Os semáforos são interligados por uma rede composta por mais de 60 quilômetros de fibra ótica, permitindo a comunicação e ajuste de toda área de forma simultânea.

 

Os equipamentos têm a capacidade de sincronizar o tempo semafórico de forma automática devido a seu sistema autoadaptativo, que permite adequação, em tempo real, às condições de tráfego do momento. Para tanto, é utilizado o registro de informações coletado em cada setor, como o número de veículos que circulam naquela via em determinado momento, de forma a escolher os melhores tempos semafóricos de cada área.

 

"Utilizamos 27 controladoras - que são os cérebros deste sistema -, distribuídas em 46 interseções e 88 semáforos, implantados em uma faixa que se estende desde a Praça João Mangabeira, nos Barris, até o supermercado Makro, na região do Shopping da Bahia. Dentre os locais que receberam a inovação estão as avenidas Lucaia, Garibaldi, Juracy Magalhães e ACM, além da Ligação Iguatemi-Paralela e Rio Vermelho", explica Fabrizzio Muller, titular da Transalvador.

 

Redução de acidentes - O início do funcionamento dos semáforos inteligentes está dentro da programação alusiva ao Maio Amarelo, com uma série de ações feitas pela Transalvador para estimular a conscientização e educação para o trânsito. Durante o evento desta segunda, por sinal, a Prefeitura também vai apresentar dados inéditos sobre a mortalidade no trânsito na cidade. 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados