Minicurso sobre Língua Yorùbá

Publicado por: Editor Feed News
16/03/2017 12:54:01
Exibições: 494

Minicurso sobre Língua Yorùbá na Comunicação, Tradição Orixá e Cultura abre nova turma

 

Interessados em se especializar na língua yorubá poderão se inscrever na segunda turma do “Minicurso de Introdução à Língua Yorùbá na Comunicação, Tradição Orixá e Cultura", que será realizada na sede do Gabinete Português de Leitura (Piedade), de 22 de março a 26 de abril (sempre às quartas, das 8h às 12). A primeira turma teve início no sábado(6), com lotação de público.

 

A proposta do curso, ministrado pelo professor Adelson Silva de Brito, especialista na língua yorubá, é familiarizar o aluno com a Língua Yorùbá-Nagô, utilizada nas cerimônias do Candomblé ao tempo em que se articula o aprendizado da comunicação básica, de modo a ser entendido e entender o seu interlucutor afro-ocidental correlato. “O condicionamento necessário para que esse objetivo maior seja alcançado passa necessariamente por uma imersão na Cultura Yorùbá-Nagô. O método seguido enfatiza a familiarização básica com a língua yorùbá”, explica Adelson.

 

As aulas serão desenvolvidas em 6 (seis) encontros/aulas divididos em módulos de 4 (quatro) horas de duração cada, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) horas-aula + 6(seis) horas de atividades programadas, com 30 horas (certificado).

 

Dentre os objetivos específicos estão: capacitar os alunos, tornando-os capazes de explicar os cânticos em língua yorùbá, usando os textos litúrgicos mais conhecidos do Candomblé de Queto ou Candomblé Nagô; introduzir nos alunos conhecimentos fundamentais para a conversação em Língua yorùbá no nível de iniciantes.

 

O minicurso tem o apoio do Gabinete Português de Leitura e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de ações continuadas a instituições culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura). 

 

SOBRE O INSTRUTOR: Adelson Silva de Brito é Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba, pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais, e professor de línguas estrangeiras. Atualmente, as funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawo (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.

 

PROGRAMAÇÃO: 22/03/17: O mundo Yorùbá-Nàgó,a chegada no Novo Mundo.Cantando para Exú; 29/03/17: Apresentando-se para as pessoas: Estudando ao Allfabeto e os Cânticos Iniciais; 05/04/17: Diálogos iniciais e o fraseado dos cânticos para Ogún; 12/04/17: Saudações envolvendo familiares e hierarquia na cultura yorùbá. Cantando para Omolú; 19/04/17: A história dos dias da semana.Estudando e repetidno os Diálogos básicos; 26/04/17: Objetos do dia a dia. Situações de comunicação básica; No telefone. Cantando para Ossaim.

 

Período: 22 de março a 26 de abril de 2017

Gabinete Português de Leitura Praça da Piedade, s/n

Aulas às quartas, das 8h às 12 horas

Investimento: 120,00 (cento e vinte reais)

Carga horária: 30 (trinta) horas

Professor: Adelson Silva de Brito(especialista na língua yorubá)

 

FAÇA A INSCRIÇÃO CLICANDO NO LINK

https://www.eventbrite.com.br/e/turma-ii-minicurso-de-introducao-a-lingua-yoruba-na-comunicacao-tradicao-orixa-e-cultura-tickets-32540463402?aff=es2

Informações: 71 99308 7315 (whatsapp)

Apoio: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia/Gabinete Português de Leitura 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: