Ganhadeiras de Itapuã participam do Carnaval de Salvador

Publicado por: Editor Feed News
16/02/2017 14:15:31
Exibições: 563

O grupo se apresenta no pré-Carnaval da Barra, com o Fuzuê, e do Campo Grande, com o Furdunço, e no projeto ‘Flores do Samba’, no Pelourinho

 

A folia vai ganhar ainda mais simpatia e samba dos bons com o grupo As Ganhadeiras de Itapuã nesse Carnaval. Durante o Carnaval e nos dias que antecedem a folia, o grupo se apresenta nos principais circuitos carnavalescos de Salvador: Orlando Tapajós (Barra), com o Fuzuê, Osmar (Campo Grande), com o Furdunço e o no palco principal do Pelourinho com o projeto ‘Flores do Samba’.  

 

A primeira apresentação será no Fuzuê, que acontece neste sábado (18), a partir das 15h, e segue em sentindo contrário do tradicional, saindo de Ondina até o Largo do Farol da Barra. Na semana seguinte, as Ganhadeiras desfilam na sexta (24), a partir das 16h, no Furdunço, que segue do Campo Grande até à Praça Castro Alves. Durante o Carnaval, na terça-feira (28), a partir das 21h30, as Ganhadeiras de Itapuã se unem a vários artistas como Márcia Short, Larissa Luz, B Negão, Liniker dentre outros para uma bela apresentação no palco principal do Pelourinho, no show Flores do Samba. 

 

“Com uma formação maior de mulheres, femininas e empoderadas, teremos mais visibilidade e autonomia no circuito e estamos com uma grande expectativa junto à multidão que nos acompanhará neste trajeto”, conta a ganhadeira Verônica das Virgens, sobre as apresentações do Carnaval. Acompanhadas pelos dez músicos que compõe a banda, as mais de 20 ganhadeiras se apresentam nesse Carnaval sob a direção musical de Amadeu Alves e direção artística de Salviano Filho. 

 

As Ganhadeiras de Itapuã

 

Atentadas à sua história, As Ganhadeiras de Itapuã desenvolvem hoje um trabalho de valorização da mulher como agente social e de resgate das tradições populares dos sambas-de-roda e cânticos de suas ancestrais. O grupo surgiu em 2004 em reuniões realizadas nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, no bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Atualmente, entre as 20 vozes femininas que o compõem, está o encontro de gerações de jovens e senhoras de mais de 80 anos. O grupo foi vencedor nas categorias de 'Melhor Grupo Regional' e 'Melhor Álbum de Música Regional' no 26º Prêmio da Música Brasileira de 2015 e, no ano passado, foi escolhido para participar da cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, no Estádio do Maracanã. 

 

Pré-Carnaval

 

Conhecidos por antecipar o Carnaval de Salvador, o Fuzuê e o Furdunço são festas já esperadas pelos baianos e turistas e já têm atrações e dias definidos. Com saídas previstas às 15h, os dois dias de folia integram mais de 50 grupos culturais. Só no Fuzuê (18), serão 21 apresentações de grupos folclóricos, tradicionais e culturais, incluindo As Ganhadeiras de Itapuã. Além delas, o bloco Malê de Debalê, Quabales e Banda Comanche ganham destaque.

 

No Furdunço, do dia 19, não será diferente. Serão apresentadas 34 atrações entre charangas, fanfarras, orquestras, minitrios e grupos percussivos com destaque as bandas Batifun, Vitrola Baiana, Alavontê e Baiana System, além de Leo Santana que estreia no circuito.

 

Serviço:


As Ganhadeiras de Itapuã - Carnaval 
Data:
 18 com o Fuzuê

Horário: 15h
Local: Ondina/Barra 
Aberto ao público

 

Serviço:


As Ganhadeiras de Itapuã - Carnaval 
Data:
 24 com o Furdunço

Horário: 16h
Local: Campo Grande/Castro Alves 
Aberto ao público

  

Serviço:


As Ganhadeiras de Itapuã - Carnaval 
Data:
 28 com Flores do Samba 

Horário: 21h30
Local: Palco principal do Pelourinho (Terreiro de Jesus)
Aberto ao público

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: