Arte de rua, manifesto cultural e trabalho social

Publicado por: Editor Feed News
15/02/2017 11:57:09
Exibições: 494

Mutirão Mete Mão segue levando oficinas gratuitas para comunidades de Salvador



Com sua terceira etapa em andamento, o Mutirão Mete Mão segue levando arte-educação através de oficinas gratuitas de Graffiti, RAP, DJ e Stencil Art para comunidades de Salvador. Até o dia 17 de fevereiro o Mutirão formado pelos artistas Fael Primeiro, Dropê Comando Selva, DJRaiz, Leandro Vitrola e Márcio MFR formarão novas turmas de jovens que juntas apresentarão o resultado das oficinas no sábado, 18, na Sede da Portuguesa, em Castelo Branco. Além das mostras de resultados, os sábados pós oficinas do Mutirão também reúnem outros artistas no festival sound system, com programação gratuita. A próxima etapa do Mutirão Mete Mão acontece de 06 a 11 de março em São Cristovão e de 20 a 25 de março, em Paripe. 

 

As oficinas acontecem de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h e as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site www.mutiraometemao.com.br. Para cada oficina são disponibilizadas duas turmas com 20 vagas cada, para jovens acima de 12 anos. O Mutirão Mete Mão, que já teve mais de 20 edições anteriores realizadas em Salvador e cidades do interior, conta com o patrocínio da Coelba, através do programa Fazcultura do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Fazenda e de Cultura e é uma realização da LB Produções.

 

Antes de aportar em Águas Claras/Castelo Branco, o Mutirão Mete Mão passou pelas comunidades de Amaralina (16 a 21 de janeiro) e Federação/Garcia (06 a 11 de fevereiro).

 

Fael Primeiro | Oficina de Graffiti

 

Músico, compositor, produtor e artista plástico, Fael 1º é considerado um dos maiores nomes da cultura sound system e um dos mais promissores artistas visuais de grafite do Brasil. Como cantor e compositor atuou à frente dos grupos Ministério Público, Bembatrio e a Banda Dubstereo. Nas artes visuais, o grafite é a sua principal expressão. Com um traço característico e uma identidade exclusiva, já realizou intervenções em várias cidades da Bahia.

 

Dropê Comando Selva | Oficina de MC

 

Fundador do coletivo Comando Selva 22, do projeto Reciclando Pensamentos, e coordenador do CCRP - Circuito Carioca de Ritmo e Poesia, ambos do Rio de Janeiro, o poeta, produtor e pesquisador Dropê Comando Selva atua desde 2007 junto ao movimento Hip Hop, onde lançou seu disco autoral “Entre Nós” em 2013. Em Salvador desde 2015 atua em ações de redução de riscos e danos, como os projetos Corra pro Abraço (SETAD) e Coletivo Balance.

 

DJ Raiz | Oficina de DJ

 

Um dos percussores da cultura sound system na Bahia, Raíz é integrante da equipe de som Ministereo Público, do grupo Bemba Trio e do Coletivo Crokant, com quem viajou para diversas cidades, além de Portugal e Londres. Dividiu o palco com personalidades nacionais e internacionais como Margareth Menezes, Mano Chao, Lazzo Matumbi, Zion Train, BNegão, Mv Bill, Mad Professor, Racionais, YT, Ceú, Martin Campbell, The Congos, entre outros.

 

DJ Leandro Vitrola | Oficina de DJ

Atuante em projetos de rap e hip hop como Atitude Presente, Júri Nacional, Fúria Consciente e Afrogueto, DJ Leandro contribui com a nova safra da música local, além de mixar para artistas como Magary Lord e Margareth Menezes. Faz parte dos projetos Vitrola71 e Coletivo Crokante. Possui um projeto de oficina de Dj para crianças e jovens, o “Hip Hop - Histórico e Discotecagem", onde já apresentou no espaço Gente Arteira da Caixa Cultural.

 

Márcio MFR | Oficina de Stencil Art em camisas

O artista plástico Marcio MFR, na adolescência através do skate conheceu a pichação e o graffiti. Estudou na Escola de Belas Artes da Bahia e, a partir de 2003 passou a se dedicar integralmente à sua arte. Fundou a 071 Crew, coletivo com a proposta de resignificar o ambiente urbano de Salvador com pinturas em graffiti. A semelhança de seus trabalhos com pinturas em aquarela faz de MFR um dos artistas mais singulares do país

 

Serviço:

Mutirão Mete Mão – Arte Urbana na Comunidade

Oficinas de: Graffiti, com Fael Primeiro; MC, com Dropê Comando Selva; DJ, com Raiz e Leandro Vitrola; Stencil Art em camisas, com Márcio MFR

13 a 18/02 - Águas Claras

06 a 11/03 – São Cristovão

20 a 25/03 – Paripe

 

Inscrições gratuitas através do site www.mutiraometemao.com.br

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: