Laqueadura moderna é alternativa para diabéticas

Publicado por: Editor Feed News
14/11/2016 14:21:34
Exibições: 830

 

Pensando no bem-estar da paciente diabética, um importante avanço na medicina se apresenta como uma alternativa para aquelas que não querem ter filhos

 

Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), visa alertar e conscientizar a população sobre o aumento em níveis alarmantes desta doença crônica e divulgar informações que ajudem na prevenção e controle.

 

Há mais de 415 milhões diabéticos adultos no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF). Até 2040, estima-se que 1 em cada 10 adultos tenha a doença, totalizando 642 milhões de casos. No Brasil, mais de 16 milhões sofrem de diabetes, revela a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

As mulheres diabéticas são consideradas pacientes de risco em uma gestação e por isso há aquelas que optam por não ter mais filhos. Quando a decisão for definitiva, o mais adequado é recorrer a um método permanente. Neste caso, uma cirurgia de laqueadura convencional poderia se tornar também um risco por conta da cicatrização e outras complicações cirúrgicas em decorrência da diabetes.

 

A mais moderna técnica de laqueadura sem cortes se apresenta como uma alternativa de contracepção permanente a todas as mulheres, especialmente às diabéticas e àquelas com alguma doença que aumente os riscos cirúrgicos ou com algum fator de risco para o uso inadvertido de métodos hormonais, como obesidade, hipertensão, cardiopatia etc

 

O Essure é um método definitivo de contracepção feminina, com eficácia de 99,8%, que começa a ser mais conhecido no Brasil por sua segurança e praticidade, pois não oferece os riscos de uma cirurgia convencional.

 

“É um procedimento rápido, ambulatorial e minimamente invasivo, praticamente indolor, dispensa anestesia, não contém medicamentos ou hormônios. A colocação não dura mais do que 5 minutos e a paciente sai do ambulatório e pode voltar normalmente para suas atividades, sem necessidade de repouso”, explica a médica ginecologista Dra. Daniella De Batista Depes, encarregada do Setor de Histeroscopia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

 

Como funciona o método

 

Essure é um dispositivo que consiste em um microimplante macio e flexível, de apenas quatro centímetros, em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina por um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas.



Nas semanas que se seguem ao procedimento, o corpo e os microimplantes trabalham juntos para formar uma barreira natural que impede o espermatozoide de alcançar o óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses, a paciente deve continuar a usar outra forma de contracepção. Após este período, é realizado exame de imagem da pelve e, confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo.

 

Considerado como primeira opção entre as mulheres europeias e norte-americanas, o método é aprovado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009.

 

Conheça os diferentes tipos de laqueadura tubária

Métodos para Laqueadura Tubária

Laparotomia

Laparoscopia

Histeroscopia

Realizado em Centro Cirúrgico

Realizado em Centro Cirúrgico

Realizado em Ambulatório

Uma incisão grande

Duas ou três incisões pequenas

Sem cortes

Exige Anestesia

Exige Anestesia

Dispensa Anestesia

Exige Internação

Exige Internação

Dispensa Internação

Analgesia pós-operatória

Analgesia pós-operatória

Dispensa Analgesia

Uma cicatriz grande

Duas ou três cicatrizes pequenas

Sem Cicatrizes

Repouso/Restrições por 30 dias

Repouso/Restrições por 15 dias

Retorno Imediato às Atividades

1 procedimento/2 horas

1 procedimento/2 horas

8 procedimentos/2 horas

Procedimento Invasivo

Procedimento Invasivo

Minimamente Invasivo

Exames pré-operatórios

Exames pré-operatórios

Uma radiografia simples da pelve (pós-operatório)

Equipe médica extensa

Equipe médica extensa

Equipe mínima (duas pessoas)

Segundo a Lei 9.263, para ser submetida à laqueadura a mulher precisa ter mais de 25 anos ou dois filhos. Além de uma reunião de Planejamento Familiar. A cirurgia não pode ser feita no momento do parto, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas.


Serviço:
O microimplante Essure é distribuído pela Commed.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: