Programa Brasil de Tuhu une música e educação em Salvador (BA) e Ipojuca (PE)

Publicado por: Editor Feed News
07/11/2016 17:04:04
Exibições: 728
Concertos musicais em escolas públicas e oficinas gratuitas de musicalização para educadores fazem parte da programação especial
 
No mês de novembro, o programa Brasil de Tuhu estará em Salvador (BA) e em Ipojuca (PE) para promover ações voltadas à educação musical. Entre elas, estão Concertos Didáticos, com apresentações interativas do renomado Quarteto Radamés Gnattali interpretando canções do Guia Prático do maestro Villa-Lobos em quatro escolas da rede pública municipal de ensino, e a Vivência Musical, uma oficina de capacitação onde educadores aprendem métodos didáticos pensados para despertar a consciência musical em crianças.  As duas iniciativas são gratuitas e fazem parte da turnê do projeto, que em 2016 passa por oito diferentes regiões do país.
 
 
Criado em 2009, o programa Brasil de Tuhu atua na ampliação da educação musical no país, tendo sido impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular de ensino. Em oito edições, mais de 140 escolas públicas de 36 municípios de 17 estados do Brasil já receberam o projeto, o que representa mais de 15 mil jovens beneficiados. Os alunos têm oportunidade de assistir a uma apresentação do quarteto de cordas num formato diferente, onde eles interagem com os músicos e conhecem instrumentos clássicos como o violino, a viola e o violoncelo. Brincadeiras musicais que ensinam noções de ritmo, harmonia e melodia também completam a atividade lúdica. 
 
 
Enquanto isso, professores e profissionais interessados em educação musical poderão participar de oficinas de capacitação em Salvador. Nos encontros, objetos simples como baldes, bambolês e colheres de pau se transformam em instrumentos valiosos para despertar a percepção musical e o interesse na música como prática coletiva. As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em todo tipo de aula ou atividades com crianças, além de ser um espaço ideal para trocas de experiências.
 
 
“O objetivo dos encontros é estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música, além de ajudar na transformação do atual cenário do ensino musical nas escolas Brasil afora”, defende Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali e coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu.
 
 
A inspiração para as ações do programa nasceu a partir do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos. O guia é uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor ainda nos anos 30, fruto de sua viagem pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era o apelido de infância do maestro, por isso foi escolhido para compor o nome do projeto. O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet.
 
Serviço 
 
Concerto Didático em Salvador (BA)
 
7 de novembro
Escola Municipal de Periperi
Escola Municipal Padre Manuel Correia de Souza
 
8 de novembro
Escola Municipal São João Batista
Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus
 
Vivência Musical em Salvador (BA)
 
Datas: 7 e 8 de novembro
Horário: 9h às 17h
Local: Escola Municipal Hildete Lomanto | Rua Prediliano Pitta, 22 – Fazenda Garcia
 
Concerto Didático em Ipojuca (PE)
 
10 de novembro
Escola Municipal Santo Cristo
Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho
 
11 de novembro
Escola Municipal Integral Governador Eduardo Campos
Escola Municipal Professora Maria das Dores Cavalcante Albuquerque
 
Vivência Musical em Ipojuca (PE)
 
Datas: 10 e 11 de novembro 
Horário: 9h às 17h
Local: Escola Municipal Santo Cristo | Avenida Paulo Emídio do Nascimento, s/n – Centro
 
 
Sobre o Brasil de Tuhu 
 
Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas, o Brasil de Tuhu realiza desde 2009 diversas ações gratuitas voltadas para a ampliação da educação musical no Brasil – incluindo concertos em escolas públicas de todo o país, oficinas de musicalização e uma série de conteúdos digitais sobre música e educação, reunidos no site www.brasildetuhu.com.br. Com os concertos didáticos, o programa já percorreu mais de 140 escolas públicas de 36 municípios de 17 estados do país, levando a música para mais de 15 mil jovens.
 
  
A inspiração para as ações do programa surgiu a partir do “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era o apelido de infância do maestro, e por isso foi escolhido para compor o nome do projeto. O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet. 
 
 
Sobre a Baluarte
 
Idealizadora do programa Brasil de Tuhu, a Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras, especialmente iniciativas que buscam a convergência entre a cultura e educação. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos dez anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior. 
 
 
Sobre o Quarteto Radamés Gnattali
 
Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.  Formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo), o Quarteto tem um repertório basicamente dedicado à música brasileira e possui em sua trajetória participação nos principais festivais e eventos de música câmara, como a Bienal da Funarte, MIMO, Festival Villa-Lobos e Festival Internacional de Campos do Jordão. 
 
 
Sobre a Wilson Sons
 
Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nesses mais de 175 anos de existência, a companhia se estabeleceu pela gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria.
 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados